Celina Leão: "Reposição de efetivo é uma nescessidade para forças de Segurança Pública do DF"

Em entrevista ao portal Bombeiros DF, nesta quinta-feira (28), a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou o alto impacto da aposentadoria de membros de segurança pública no Distrito Federal.
Segundo Celina, o governo de Ibaneis Rocha, quando assumiu em 2019, encontrou uma situação crítica no setor de segurança pública. Desde a sua posse o DF já perdeu mais de 5.000 policiais militares, 1.200 bombeiros militares no DF e 3.000 Policiais Civis
Para reduzir o impacto da aposentadoria desses profissionais, o governo do DF vem propondo concursos públicos para todos os quadros de segurança pública. No entanto, o curso de formação desses profissionais tem duração de até um ano, e durante esse período, alguns aprovados abandonam o curso para assumirem cargos em outros concursos públicos. A Polícia Militar do DF, por exemplo, nunca deixou de convocar aprovados anualmente, mas o efetivo ainda não foi totalmente reposto.
Celina Leão ressaltou, "a reposição dos efetivos é necessária, uma vez que o Distrito Federal teve uma perda muito grande de membros na Segurança Pública em Geral." O Distrito Federal registrou em 2023 o menor número de homicídios em mais de duas décadas.
A governadora em exercício também apontou que a inclusão injustamente da licença-prêmio dos militares na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos supersalários contribuiu para a diminuição do efetivo na PM e no Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).
Celina Leão entende que a licença-prêmio é um direito dos militares, e que sua inclusão na PEC foi uma injustiça. Ela defende que a licença-prêmio deve ser considerada como um FGTS para os militares.