Michelle Obama se pronuncia sobre possibilidade de se candidatar a presidente dos EUA

A ex-primeira-dama negou a possibilidade de disputar contra Donald Trump
A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama se pronunciou sobre a possibilidade de concorrer à Presidência do país pelo Partido Democrata, nesta terça-feira, 5. À imprensa norte-americana, a equipe de comunicação dela negou qualquer possibilidade de candidatura e disse que ela apoia o atual presidente, Joe Biden.
“Como a ex-primeira-dama Michelle Obama expressou várias vezes ao longo dos anos, ela não concorrerá à Presidência”, disse Crystal Carson, chefe de comunicações da equipe de Michelle.
“Senhora Obama apoia a campanha de reeleição do presidente Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris.”
De acordo com a emissora Fox News, os rumores sobre a candidatura de Michelle começaram quando parte da imprensa e dos políticos dos EUA questionou a capacidade mental de Biden de continuar como presidente por mais quatro anos. Republicanos disseram que ela poderia substituir o presidente nas eleições de novembro.
Os rumores chegaram até os comentaristas políticos norte-americanos, que foram às televisões dizer que Michelle teria mais chances de derrotar o ex-presidente dos EUA Donald Trump, que deve disputar a Presidência contra Biden.
Democratas defenderam a candidatura de Michelle Obama
Já segundo a NBC News, o rumor saiu de dentro dos próprios democratas, que cobram um papel ativo de Michelle na campanha de Biden. Fontes disseram à emissora que a ex-primeiradama deve ter um papel parecido com o que desempenhou nas eleições de 2020. Porém, Barack Obama deve ser mais presente na campanha.
Biden enfrenta baixos números nas pesquisas eleitorais, que dão vitória ao republicano Trump. Os próprios democratas estariam junto de republicanos realizando questionamentos sobre a idade e a capacidade de Biden em liderar os EUA por mais um mandato.
Os responsáveis pela campanha do presidente norte-americano pretendem utilizar a popularidade de Michelle para maximizar seu papel limitado durante a campanha. Eles esperam conquistar os votos dos eleitores indecisos.
“O presidente e Michelle Obama foram extremamente úteis na luta para derrotar Donald Trump e eleger o presidente Biden e a vice-presidente Harris pela primeira vez”, disse Kevin Munoz, porta-voz da campanha de Biden. “Estamos gratos por ter a sua voz e o seu apoio na luta pelo destino da nossa democracia neste mês de novembro.”
Para um documentário da Netflix, Michelle Obama negou qualquer intenção de entrar para a política em algum momento de sua vida. “A política é difícil”, disse ela. “E as pessoas que entram nisso, você tem que querer. Tem que estar na sua alma, porque é muito importante. Não está na minha alma.”