Desde o início da Operação Verão, em 3 de fevereiro, 39 indivíduos perderam a vida em confrontos com a Polícia Militar na Baixada Santista. Essa letalidade das ações policiais tem sido alvo de duras críticas por parte de entidades que defendem os direitos humanos.
Tarcísio faz forte discurso, sobe o tom e defende policiais ao falar sobre denúncia à ONU pic.twitter.com/sgXaEKREO1
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) March 8, 2024
“Sinceramente, nós temos muita tranquilidade em relação ao que está sendo feito. E aí, o pessoal pode ir na ONU, na Liga da Justiça, no raio que o parta que eu não estou nem aí”, disse Tarcísio.
A declaração foi feita no desfecho de uma entrevista coletiva, em tom de desabafo, fora da forma como Tarcísio costuma se dirigir à imprensa. O governador fez uma defesa enfática da Polícia Militar, a quem classificou como “profissional”, e críticas a denúncias por supostos abusos policiais.
As falas foram em uma entrevista coletiva após um evento para marcar o Dia da Mulher, na Sala São Paulo, no centro da capital. O governador disse ainda que as operações policiais em curso no Litoral, que buscam combater o crime organizado instalado ao redor do Porto de Santos, local de exportação de drogas, estavam sendo feitas em parceria com o Ministério Público e o poder Judiciário.
Não tem bandido na polícia. Não tem excesso. E quando tiver excesso, esse excesso vai ser punido exemplarmente. Porque nós não vamos tolerar desvio de conduta, não vamos tolerar excesso, não vamos tolerar indisciplina, tudo a gente vai investigar. Agora, tem uma turma profissional para caramba, que está dando o máximo, dando a vida, expondo ao risco, para proteger você, me proteger, proteger a sociedade”, afirmou o governador.
Desde o dia 3 de fevereiro, 39 pessoas foram mortas em confrontos com a PM durante a Operação Verão. A letalidade da ação policial na Baixada Santista tem gerado uma série de críticas por parte de entidades de defesa do direitos humanos.
Com informações de Metrópoles
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.