Por Luis Batistela
O Irã é um dos principais aliados do Hamas, ao mesmo tempo em que é também o maior inimigo regional de Israel.
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em reunião nesta quarta-feira (22) com Ismail Haniyeh, um dos líderes do grupo terrorista Hamas, afirmou que “chegará o dia em que o Estado palestino será formado do rio até o mar”, indicando a intenção de eliminar o governo de Israel. Em entrevista à Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA, em inglês), Khamenei alegou que “assim como a promessa de Deus à mãe do profeta Moisés se concretizou, a promessa de Deus de eliminar o regime sionista [Israel] também se concretizará”.
Khamenei informou que Teerã, capital do Irã, seguirá apoiando as ‘operações palestinas’ mesmo após a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisim. "Mohammad Mokhber [então vice-presidente e agora presidente interino], que é responsável pelos assuntos executivos do país de acordo com a Constituição, dará continuidade às políticas e orientações do presidente falecido em relação aos palestinos com a mesma motivação e espírito".
O líder ainda destacou os protestos ‘pró-Palestina’ realizados nas universidades dos Estados Unidos nos últimos meses – porém não mencionou que as manifestações foram em grande parte incentivadas financeiramente pela Open Society Foundations (OSF), entidade criada pelo metacapitalista George Soros, a militantes profissionais. "Quem pensaria que um dia teria defesa à Palestina nas universidades americanas e a bandeira da Palestina seria apressada".
O Irã é um dos principais aliados do Hamas, ao mesmo tempo em que é também o maior inimigo regional de Israel, com o qual empreendeu diversos ataques em abril deste ano. "Venho em nome do povo palestino e em nome dos grupos de resistência para expressar nossas condolências à República Islâmica do Irã, ao líder supremo e ao povo (iraniano)" disse Haniyeh nesta quarta-feira.
Siga nosso canal no Telegram
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.