Cinco redes de postos de combustíveis já anunciaram o aumento, entre eles, a Ipiranga, que afirmou que o reajuste acontecerá nesta terça-feira (11)
Os combustíveis devem sofrer um aumento nesta semana entre 7% e 4%, conforme está previsto pelo mercado. Entre eles, a gasolina e o diesel serão os mais afetados.
O aumento visa compensar a medida provisória implementada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca contrabalançar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de pequenos municípios.
Cinco redes de postos de combustíveis já anunciaram o aumento, entre eles, a Ipiranga, que afirmou que o reajuste acontecerá nesta terça-feira (11). “[...] Em adição à dinâmica habituais de repasses, os nossos preços de gasolina, etanol e diesel serão reajustados em função do efeito imediato da MP 1227/27, que restringiu a compensação de créditos tributários de PIS/Cofins”.
As outras grandes distribuidoras, Vibra (antiga BR), Raízen (Shell) e Ale, ainda não se pronunciaram sobre possíveis aumentos. No entanto, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) espera que esses anúncios sejam feitos ainda nesta semana. A Petrobras também não se manifestou sobre um possível reajuste.
A previsão de aumento dos combustíveis causou preocupação no presidente Lula, que solicitou uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (10), às 11h. O aumento no preço da gasolina é um tema sensível para o presidente, que tem pressionado a Petrobras a encontrar maneiras de conter ou reduzir os preços. Essa pressão foi um dos fatores que levaram à saída de Jean Paul Prates em maio.
O custo dos combustíveis tem um impacto significativo no orçamento dos brasileiros e na inflação, além de influenciar diretamente a percepção do governo pela população e, devido a isso, o presidente Lula (PT) decidiu marcar uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (10), às 11h.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.