Os atletas das forças armadas conquistaram mais de 50% do total do quadro de medalhas do país.
A cerimônia de encerramento das Olímpiadas de Paris aconteceu nesse último domingo, dia 11 de agosto, mas, mesmo com a final dos jogos, o clima olímpico continua reverberando pelos quatro cantos do país. E, nesta edição, além das medalhas conquistadas, o que chamou a atenção dos brasileiros foi a grande participação de atletas militares participando dos jogos olímpicos e conquistando medalhas.
Ao todo, os atletas das forças armadas conquistaram mais de 50% do total do quadro de medalhas do país. Mas, afinal como se tornar um atleta militar? Se você também está se fazendo essa pergunta, continue acompanhando o texto para saber mais.
PAAR e os atletas militares
Desde 2008, o Ministério da Defesa conta com o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível.
Participam do programa as três forças armadas do Brasil – Marinha, Exército e Força Aérea – sendo que os pioneiros na contratação de atletas foram a Marinha e o Exército. A FAB passou a incorporar atletas somente no ano de 2014, quando foram incorporados 149 atletas, somente da Aeronáutica.
De lá para cá, todos os anos o PAAR realiza seleções para quem deseja se tornar um atleta de alto rendimento, representando o Brasil em jogos e torneios por todo o mundo, incluindo as Olimpíadas.
Nesta edição dos jogos em Paris, 141 atletas militares foram para a competição nas seguintes modalidades:
- Atletismo;
- Basquete 5×5;
- Basquete 3×3;
- Badminton;
- Canoagem;
- Ciclismo BMX;
- Ciclismo estrada;
- Cross country;
- Ginástica artística;
- Jiu-jítsu;
- Judô;
- Maratona;
- Maratona aquática;
- Mountain bike;
- Natação;
- Orientação
- Paraquedismo;
- Pentatlo aeronáutico;
- Salvamento aquático;
- Taekwondo;
- Triátlon;
- Tiro esportivo (carabina e pistola);
- Tiro com arco; e
- Vôlei de praia.
Como ingressar no PAAR
Para se tornar um atleta militar e quem sabe chegar nas Olímpiadas, é necessário que o interessado participe do processo de seleção realizado anualmente por meio dos editais publicados nos sites das forças armadas.
A partir daí, o atleta deve seguir as orientações descritas no edital, onde encontrará de forma detalhada todas as informações e requisitos necessários para o alistamento.
Requisitos para o ingresso no PAAR
O atleta deve apresentar bons resultados em competições nacionais e internacionais, estando bem posicionado no ranking de sua modalidade.
Participar de todas as etapas do cronograma do edital, tais como: inscrição, concentração inicial, inspeção de saúde, concentração final e habilitação à incorporação.
Se aprovado em todas as etapas, o atleta ingressa no Estágio de Adaptação para Praças (EAP), onde, por duas semanas, aprenderá sobre Regulamentos Militares, Ordem Unida, Mídia Training, Ética Profissional Militar, Estatutos Militares, História da Aeronáutica, Legislações Militares, entre outros assuntos.
Com a conclusão do estágio, os atletas são nomeados como 3º Sargento do Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon) e devem cumprir com todas as missões da Instituição.
Os atletas aprovados ainda são convocados para ministrar palestras e treinamentos de suas respectivas modalidades esportivas com os alunos das Escolas de Formação e serão convocados para solenidades e competições militares nacionais e internacionais.
Em paralelo com a função militar, o atleta participar de competições civis e militares, tendo direito, assim como qualquer outro militar, ao soldo mensal e benefícios como férias, 13º salário e direito à assistência médico/hospitalar.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.