Cidades como Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG) amanheceram neste domingo (25) encobertas por fumaça. Em Goiânia, a visibilidade era tão baixa que voos foram cancelados pela manhã. Em Ribeirão Preto, que vive momento crítico por causa das queimadas, o aeroporto segue fechado desde sábado (24).
Na maioria dos casos, a fumaça vem de queimadas nos arredores. Há dias, um fluxo de ventos também tem transportado fuligem de incêndios florestais que acontecem em regiões mais distantes, como na Amazônia e no Pantanal. O tempo seco tem dificultado a dispersão da fumaça e aumentado o risco de queimadas em várias partes do país.
Veja a situação em algumas dessas cidades:
Ribeirão Preto (SP)
Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o Aeroporto Doutor Leite Lopes foi fechado e pousos e decolagens estão cancelados na manhã deste domingo (25). A cidade foi uma das mais afetadas por queimadas neste fim de semana e enfrenta momento crítico.
Boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aponta que a qualidade do ar em Ribeirão Preto atingiu, neste domingo, o nível péssimo. A Cetesb orienta que pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças devem evitar qualquer esforço físico ao ar livre; o restante da população deve evitar esforço físico pesado ao ar livre.
Goiânia
Goiânia amanheceu encoberta por uma nuvem de fumaça neste domingo. Ao g1, o gerente do entro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que isso aconteceu devido ao avanço de uma frente fria ocorrida de sábado para domingo que mudou o fluxo de ventos no país.
"Com o avanço da frente fria mudou o fluxo dos ventos e isso empurrou e espalhou as fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Norte do país e também aqui em Goiás", detalhou.
Brasília
Em Brasília, o Corpo de Bombeiros informou que a fumaça que cobre a cidade é decorrente dos vários incêndios que aconteceram ao longo da semana.
No sábado (24), a corporação atuou em quase 40 ocorrências de incêndios florestais. Nesta manhã, no entanto, os Bombeiros não registraram novos focos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu do Distrito Federal é uma junção "das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade".
Com informações de g1
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.