Banner Acima Menu INTERNAS

.

STF Arquiva Denúncia contra Ibaneis Rocha

 
Na manhã desta quarta-feira (5), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar o inquérito que investigava o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre uma possível omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada após um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegou não haver elementos suficientes para dar continuidade à investigação.
De acordo com o entendimento de Moraes, a manifestação da PGR foi irretratável, e o arquivamento da investigação não admite nova ação, a menos que surjam novas provas. O ministro destacou que a PGR havia denunciado outros investigados, como o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres.
Em sua decisão, o ministro também enfatizou que a Procuradoria-Geral da República não encontrou indícios concretos contra o governador. A análise de dados de computadores e celulares de Ibaneis, bem como depoimentos de testemunhas, não corroboraram a hipótese de omissão por parte do governador durante os atos de 8 de janeiro.
A PGR argumentou que as investigações esgotaram todas as diligências possíveis e, com base nas provas coletadas até o momento, não havia justa causa para o prosseguimento da ação penal contra o governador. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que Ibaneis Rocha cooperou com as investigações, fornecendo dois celulares e permitindo acesso amplo aos dados, que indicaram seu repúdio aos ataques e solicitações de apoio à Força Nacional. A análise pericial também revelou contatos com autoridades e ações de resposta, incluindo 36 ligações durante o período crítico.
Após os episódios de 8 de janeiro, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo de governador por dois meses.

Postar um comentário

0 Comentários