Capacitação reúne 36 profissionais de 26 instituições distritais e federais para um mês de treinamento intensivo, visando aprimorar a atuação em rede e o uso de novas tecnologias.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) iniciou, nesta segunda-feira (26), a sétima edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP 2025). A formação, promovida pela Subsecretaria de Inteligência (SI), representa um avanço contínuo na qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente e nos bastidores da segurança, com um foco renovado na integração entre instituições e na aplicação estratégica da inteligência.
Realizado na Escola de Governo do DF (Egov), em parceria com a Secretaria de Economia, o curso seguirá até o dia 27 de junho. A edição atual reúne 36 profissionais provenientes de 26 instituições distritais e federais, demonstrando a crescente necessidade de colaboração e troca de informações entre os diversos órgãos que compõem o sistema de segurança e justiça.
Desde sua criação, em 2019, o CISP já capacitou mais de 195 servidores públicos, consolidando-se como referência nacional na formação em inteligência de segurança pública. O curso busca aprimorar continuamente o conhecimento técnico dos participantes, mantendo-se alinhado à Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP) e às diretrizes do programa Segurança Integral, da SSP-DF.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou a importância da iniciativa:
“O CISP é um exemplo concreto de como investir em inteligência é investir na eficiência da segurança pública. A integração entre instituições e a formação continuada dos nossos profissionais são fundamentais para garantir respostas mais rápidas, qualificadas e eficazes às demandas da sociedade.”
Avelar também enfatizou que a capacitação é uma prioridade do governo Ibaneis Rocha, utilizando uma metodologia ativa que conecta teoria e prática com situações reais enfrentadas no campo da inteligência.
Com uma carga horária de 180 horas-aula, o curso está estruturado em oito módulos, abrangendo desde fundamentos da atividade de inteligência e legislação aplicável, até produção de conhecimento, gestão de informações sensíveis, análise estratégica e integração interinstitucional. O corpo docente é composto por especialistas de órgãos distritais e federais, além de acadêmicos, garantindo uma abordagem plural e multidisciplinar.
O subsecretário de Inteligência, Marcelo Portela, reforçou o foco na colaboração:
“Preparamos, mais uma vez, um curso voltado para atuação em rede. Precisamos nos adaptar constantemente nesta área, pois a informação é muito rápida e o uso da tecnologia e inteligência artificial contribui ainda mais com a celeridade dos fatos.”
A diversidade institucional dos participantes reflete essa necessidade de integração. Estão presentes representantes da Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Detran-DF, Controladoria-Geral do DF (CGDF), secretarias de Administração Penitenciária (Seape-DF), DF Legal, Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Economia (Seec-DF), Casa Militar, DER-DF, bem como órgãos federais e de outros estados, como Supremo Tribunal Federal (STF), Senado Federal, SSP-GO, Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), PMGO, Polícia Penal de Goiás, Câmara Legislativa do DF (CLDF), Tribunal de Justiça do DF (TJDFT), PMTO, Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A amplitude desta colaboração evidencia o compromisso da SSP-DF em fortalecer uma rede de inteligência mais coesa, eficaz e preparada para os desafios contemporâneos da segurança pública.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.