O Partido Liberal (PL) lançou nesta terça-feira (20) uma nova propaganda partidária na televisão, com críticas contundentes à condução da política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A peça, apresentada pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, ironiza as promessas feitas por Lula na campanha eleitoral de 2022 e sugere que a atual gestão falhou em conter a inflação.
Durante o vídeo, Valdemar aparece caminhando por um supermercado e propõe um novo slogan para o governo: “Inflação para todos”. A frase faz referência indireta a programas sociais promovidos pelo PT, como “Luz para Todos”, relançado em 2023, e “Gás para Todos”, criado em 2024.
“Para o PL, o slogan do governo federal deveria ser ‘inflação para todos’. Esse governo que está aí faz a inflação chegar aonde ela nunca chegou: no supermercado e na mesa do povo brasileiro”, afirmou Costa Neto na propaganda.
O líder do PL também relembrou uma das principais promessas feitas por Lula durante a campanha: a de que, caso eleito, garantiria preços mais acessíveis para produtos como picanha e cerveja, símbolos de uma mesa farta. Segundo Valdemar, a realidade atual é outra:
“Na eleição, prometeram fartura com picanha e cerveja. Não deram e ainda estão tirando o ovo e o café da mesa de muita gente. Que decepção. Esse governo deixou tudo caro. E se está tudo caro, que saudades do Bolsonaro.”
A campanha sugere um comparativo direto entre a gestão de Lula e a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reforçando o discurso político do partido para as eleições municipais de 2024 e preparando o terreno para o debate eleitoral em 2026.
🇧🇷 “INFLAÇÃO PARA TODOS”: Inserção do PL que vai ao ar nessa semana aborda a alta no preço dos produtos e adota novo slogan para governo Lula. pic.twitter.com/NcMylJgqKY
— BOMBEIROS DF (@dfBombeiros) May 22, 2025
Polarização política e contexto econômico
A peça publicitária reforça o tom de polarização que marca a política brasileira nos últimos anos, com o PL — principal legenda de oposição ao governo — buscando associar a insatisfação popular com a alta dos preços à figura do presidente Lula.
Embora a inflação tenha desacelerado em alguns setores da economia, itens da cesta básica, como carnes, ovos e café, registraram aumentos acumulados significativos nos últimos meses, afetando diretamente o poder de compra das famílias de baixa renda.
O governo federal, por sua vez, tem defendido sua política econômica, destacando medidas para o controle fiscal, a redução das taxas de juros e programas sociais destinados à proteção dos mais vulneráveis.
Estrategistas projetam 2026
Analistas políticos avaliam que a propaganda do PL integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro e do partido no cenário nacional. O próprio Valdemar Costa Neto já indicou que o PL pretende lançar o maior número possível de candidatos nas eleições municipais deste ano, como preparação para as eleições gerais de 2026.
Procurada, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto não comentou a peça publicitária.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.