Banner Acima Menu INTERNAS

.

BRB perto de dar o maior passo da história: Banco Central analisa compra bilionária do Master!

Banco Central aguarda definição do BRB para analisar compra bilionária do Banco Master
O presidente interino do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que a instituição ainda aguarda informações detalhadas da proposta de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) para dar andamento à análise de viabilidade da transação, estimada em R$ 2 bilhões.
A declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, no início de julho. Segundo Galípolo, cabe ao BC avaliar apenas os aspectos técnicos da negociação — e não sua conveniência política ou comercial.
“O Banco Central não faz julgamento de mérito sobre o interesse das partes. Nossa função é analisar os critérios técnicos e a estrutura da operação após a definição do seu escopo completo”, explicou.
A negociação prevê a aquisição de 58% do capital do Banco Master pelo BRB, sendo 100% das ações preferenciais e 49% das ações ordinárias.
A operação ganhou repercussão nacional desde que foi anunciada, em março, e chegou a ser barrada por decisão judicial, após questionamentos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O MP argumentava a ausência de lei específica ou de autorização por assembleia geral para a transação.
No entanto, em maio, o desembargador João Egmont, do Tribunal de Justiça do DF, acatou recurso do Governo do Distrito Federal (GDF) e derrubou a liminar. Em sua decisão, o magistrado destacou que a compra de ações não configura mudança de controle acionário total da instituição, dispensando, portanto, uma legislação específica.
A expectativa agora é que, com o “perímetro da compra” definido, o Banco Central retome a análise técnica para concluir se a operação poderá avançar conforme os parâmetros regulatórios.

Postar um comentário

0 Comentários