Banner Acima Menu INTERNAS

.

Ibaneis pede reunião com Governadores para debater tarifaço de Trump!

Diante do impacto iminente das novas tarifas americanas sobre produtos brasileiros, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta segunda-feira (28) que convocará uma edição extraordinária do Fórum Nacional de Governadores. A medida visa reunir chefes dos Executivos estaduais e autoridades do governo federal para debater soluções conjuntas frente à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma alíquota de 50% sobre as importações brasileiras a partir de 1º de agosto.
Ibaneis, que atualmente coordena o fórum, se reuniu com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para convidá-lo formalmente a participar do encontro. O convite também será estendido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É um desafio que atinge todo o Brasil. Independentemente do impacto em cada estado, precisamos de uma resposta nacional unificada”, declarou o governador.
Segundo Ibaneis, o objetivo é que o fórum seja realizado antes da entrada em vigor das tarifas, reunindo governadores de todos os 26 estados e do DF. A proposta é formar uma comitiva de representantes estaduais que acompanhe o governo federal nas negociações em Washington, evidenciando a preocupação conjunta das lideranças brasileiras com os efeitos socioeconômicos do tarifaço.
“A população mais vulnerável será a mais atingida. O aumento das tarifas pode comprometer empregos, renda e toda a cadeia produtiva. Essa articulação entre estados e União é fundamental para evitarmos um impacto ainda mais profundo”, alertou o governador.
As tarifas, anunciadas por Trump no início de julho, incluem motivações comerciais e políticas. O gesto acendeu o sinal de alerta nas esferas governamentais, empresariais e diplomáticas do Brasil. Agora, a expectativa é que o Fórum Nacional de Governadores seja um marco de mobilização institucional contra as medidas impostas pelos EUA.

Postar um comentário

0 Comentários