Nesta terça-feira (1º), começa a I Conferência Nacional iLab‑Segurança 2025, evento estratégico que visa promover a integração nacional entre as forças de segurança pública no Brasil. O evento, que segue até quinta-feira (3), reúne mais de 130 autoridades de segurança, incluindo comandantes, delegados-gerais, peritos e especialistas em um dos maiores encontros do setor. A conferência se realiza no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, e marca um novo ciclo de escuta, cooperação e protagonismo técnico no enfrentamento da criminalidade.
Abertura com Alta Representatividade
A cerimônia de abertura será marcada pela presença de autoridades do Governo Federal, Congresso Nacional, tribunais e da sociedade civil. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), presidido pelo Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que considera a conferência como um marco para a segurança pública no país. Em suas palavras, o evento inaugura um ciclo de "escuta, cooperação e protagonismo técnico" que é essencial para o fortalecimento das políticas públicas de segurança.
Objetivos e Temas Abordados
Com uma programação técnica robusta, o iLab‑Segurança abordará temas cruciais como inteligência policial, combate ao crime organizado, gestão prisional, valorização profissional e integração de bancos de dados. Além disso, será apresentado um pacote de anteprojetos legislativos com propostas de endurecimento das penas para crimes cometidos por facções armadas, além de aprimoramentos na tipificação penal de atentados contra agentes públicos.
O evento também contará com a Expo iLab, uma feira de soluções tecnológicas para o setor de segurança, com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF). A troca de ideias e experiências será fundamental para o desenvolvimento de novas estratégias e tecnologias aplicáveis na segurança pública do país.
Estratégias para o Fortalecimento do Pacto Federativo
A realização do iLab acontece em um momento decisivo para a segurança pública no Brasil, com a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, também conhecida como a PEC da Segurança. Sandro Avelar destaca que este evento é uma oportunidade estratégica para que os estados apresentem suas sugestões e consolidem consensos que fortaleçam a autonomia estadual, promovendo maior integração e compartilhamento de dados no combate ao crime.
A integração entre estados e a sinergia nas estratégias de enfrentamento ao crime são fundamentais para o sucesso do sistema de segurança público, permitindo uma abordagem mais eficiente e coordenada para combater a criminalidade e melhorar a segurança dos cidadãos brasileiros.
O Futuro da Segurança Pública no Brasil
A realização do iLab 2025 marca um passo importante na construção de um sistema de segurança pública mais integrado e eficiente, capaz de lidar com os desafios atuais e futuros. A união entre as forças de segurança e o apoio da tecnologia e de uma legislação aprimorada serão essenciais para a construção de um ambiente mais seguro para todos os brasileiros.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.