Na manhã desta quinta-feira (13), um incêndio atingiu a subestação de energia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade de alta complexidade no centro de Fortaleza, Ceará.
A fumaça densa e o alarme de emergência mobilizaram funcionários, populares e equipes de resgate. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver leitos e incubadoras sendo retirados às pressas — inclusive com bebês prematuros sendo transportados.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), nenhuma área assistencial da unidade foi atingida pelas chamas e não houve feridos confirmados.
O episódio ocorreu por volta das 10h e as chamas foram controladas por volta das 11h15.
🚨Bebês da UTI neonatal do Hospital César Cals, em Fortaleza, foram resgatados após um incêndio na subestação de energia. Eles foram levados com incubadoras e oxigênio para o Beco da Poeira, onde ficaram em segurança. O fogo foi controlado e não houve vítimas. 🔥👶 pic.twitter.com/8rrARbDoh1
— Gordo Fofoqueiro (@gordofofoqueiro) November 13, 2025
Para garantir a segurança dos pacientes, especialmente os mais frágeis, a Sesa determinou a transferência de cerca de 15 pacientes graves para outras unidades da rede estadual, com previsão de remoção de mais 40 em situação de médio risco.
Durante o resgate, os bebês foram temporariamente acomodados em um centro comercial próximo (“Beco da Poeira”), onde receberam assistência e oxigênio até a chegada das ambulâncias.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, declarou que a situação está sob controle e que as causas do incidente estão sob investigação.
Incêndio atinge hospital no Ceará, e bebês são retirados em incubadoras
— 98 FM Natal (@98FMNatal) November 13, 2025
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital César Cals, localizado no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13). Imagens mostram a intensa fumaça e funcionários evacuando pacientes às… pic.twitter.com/XyDHGfMaJq
Este incidente ressalta a importância da infraestrutura crítica em hospitais de alta complexidade e os protocolos de segurança para atendimento neonatal em situações de risco. Mesmo sem vítimas, o evento reforça a necessidade de prevenção e manutenção rigorosa para evitar que fogo ou falhas elétricas coloquem vidas em perigo.

0 Comentários
Obrigado pela sugestão.