BOMBEIRO DO DF E CAMPEÃO DE RESISTÊNCIA EM 2015

O 2º sargento Bernardo, mergulhador de resgate do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Distrito Federal (DF) sagrou-se campeão de resistência em 2015, após vencer o 4º Desafio Bombeiro Resistente, realizado no último domingo (28), em São Paulo (SP). Para orgulho e regozijo da corporação, Bernardo impôs-se 17 segundos mais rápido que o segundo colocado, um concorrente argentino. "Não podia não vencer essa", brincou o sargento mergulhador, ao nutrir a saudável rivalidade com a nação vizinha.
É uma tarefa pesada, que confirma a dureza da profissão. Só para terminar a prova, tem que estar com o condicionamento físico em dia”, descreve. “Como a gente tem essa tradição dos bombeiros do DF competirem com vários bons resultados (...) eu não estou iniciando nada, apenas dando prosseguimento à tradição de alguns anos”, explica, com a modéstia de campeão.

De acordo com o 2º sargento, a competição (realizada no Parque da Independência, na capital paulista) simulou, com notável nível de dificuldade, provas profissionais de combate a incêndio e salvamento.
A energia do prédio é cortada, então, é preciso subir as escadas carregando material (...) Depois tive que fazer um slalom (uma corrida em zigue-zague) e carregar um boneco de 80 kg na posição correta”, relatou. “Foi a competição com mais gente que eu já vi”, acrescentou Bernardo.
Amor à profissão
Em depoimento exclusivo ao Portal Brasil, na sede do GBS, logo após regressar de São Paulo com o título de Bombeiro Resistente de 2015, Bernardo falou sobre a profissão e sobre o orgulho de ter ingressado na corporação para servir à sociedade.
Sou bombeiro militar desde o ano 2000”, contou. “Não tinha o sonho de ser bombeiro, mas as circunstâncias da vida me levaram a isso. Hoje em dia, eu sou apaixonado: não me vejo fazendo outra coisa”, completou.
O 2º sargento tornou-se mergulhador de resgate após o primeiro ano no Corpo de Bombeiros. “Essa é minha área de atuação até hoje, há quase 14 anos”, disse. “Nesse meio tempo, trabalhei muito com instrução, ensinando bombeiros a parte de salvamento aquático e de mergulho de resgate”.
Fonte:

Portal Brasil