Header Ads

MESMO EM CRISE BRASILIENSE DÃO AULA DE SOLIDARIEDADE

Na madrugada de quarta-feira (20/Jan), o córrego Riacho Fundo, que corta a Região Administrativa (RA) de Núcleo Bandeirante e vai até o Lago Paranoá, transbordou e deixou cerca de 60 famílias, que residem na Vila Cauhy, desabrigadas. Após ser noticiado por meio de redes sociais e da imprensa, o dia foi marcado pela solidariedade da população do Distrito Federal.
O GDF afirma ter distribuído 140 colchões, embora a comunidade da Vila Cauhy afirme ter recebido apenas 50, além de 200 cestas básicas para as famílias afetadas pela chuva. O governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), que esteve no local, se comprometeu a conceder o auxílio-vulnerabilidade, no valor de R$ 408, para ajudar as famílias a se restabelecerem.
Defesa Civil e Bombeiros
No início da manhã, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, montou um posto de comando na Vila Cauhy. Além de prestar ajuda humanitária, funcionários da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do DF monitoram o córrego Riacho Fundo e dão informações para a população sobre riscos. As equipes também avaliam as casas e as estruturas para garantir a segurança de aproximadamente 300 moradores da região

                                        Saúde
Equipes da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) sob a supervisão do coordenador da Regional de Saúde de Núcleo Bandeirante, Ivan Rodrigues, e a diretora de Atenção à Saúde, doutora Juliana Cavalcanti, estiveram presentes nas áreas afetadas pela enchente, para dar suporte médico aos moradores da área, principalmente, às crianças, idosos e pacientes acamados.
Conselho tutelar
O Conselho Tutelar de Núcleo Bandeirante também deu assistência e ajudou a conseguir abrigos e alimentos para mães e filhos. Enquanto uma equipe deu assistência com orientações sobre direitos e serviços de apoio à família, outra se encarregou de recolher materiais e donativos para ajudar os desabrigados.
População
Mas o que chamou atenção foi a participação da sociedade civil que levou donativos a exemplo de roupas, colchões, alimentos e água potável para a comunidade que ficou desabrigada. Entidades também participaram dessa ação, a exemplo de igrejas e Instituições a exemplo do SESI que levou comida, entregues na Administração da cidade, que posteriormente distribuiu entre os moradores.
Ressentimento
Para muitos moradores da Vila Cauhy, se não houvesse descaso por parte do governo, esse episódio poderia ser evitado. Essa é a opinião do morador, Sr. Clésio, que vive no local há cerca de 30 anos, que se queixou ao ex-administrador da RA, Danúbio Martins: “O Descaso de um governo que só aparece depois a que acontece o pior. Para destruir casas o governo foi muito ágil mas para evitar os problemas e resolver a situação do povo, só aparece para fazer nome em cima da desgraça dos outros.”, afirmou ao lembrar de episódio recente em que a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), chegou a fazer derrubada de casas naquela localidade, há alguns meses.
Agradecimento
Ao final do dia, emocionado, o presidente da Associação de Moradores da Vila Cauhy (Amovic), Walter Marques, agradeceu o empenho de todos por meio de grupos do aplicativo Whatsapp: “Boa noite, entrando só para agradecer a colaboração das igrejas evangélicas e católicas, dos empresários, dos cidadãos de todo DF, da Adm. Regional do N. Bandeirante, da equipe saúde da Família, da obra de Maria, os moradores da Vila Cauhy, dos conselhos tutelares do DF, do Conselho Tutelar local, ao pastor Ibi, pr. Wenis, dos Médicos, todos que diretamente ou indiretamente foram além de suas atribuições e ajudaram os Moradores da Vila Cauhy que foram atingidos pela enchente, todas as doações foram ENTREGUES DIRETAMENTE aos moradores afetados, infelizmente ainda temos uma carência, principalmente de colchões e leite, mas tudo que se tem no lar será útil, portanto procurem a AMOVIC, na praça da Vila Cauhy, e ajude como você puder. Não temos estrutura para buscar doações mas a equipe da ASSOCIAÇÃO está a disposição para garantir uma distribuição justa. Walter Marques. Por favor, compartilhem.(SIC)”, afirmou.
Com informações de Agência Brasilia
Fonte: Politica Distrital

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.