Banner Acima Menu INTERNAS

QUEREM REALMENTE ACABAR COM OS BOMBEIROS DO BRASIL!!!


Bombeiros Militares começam a se mobilizar Nacionalmente contra PL Nº556 da CLDF, apesar de o PL parecer bem inocente o objetivo nacional è buscar espaço dos Bombeiros Militares, Vários PLs estão circulando em todo Brasil, visando a exploração bombástica dos Bombeiros Civis, a lei federal 11.901/2009 criada pelo deputado federal Augusto Carvalho (SD/DF), foi o marco inicial desta empreitada, e vem causando mal estar e indignação em todas as corporações de Bombeiros Militares ameaçados pela perda de seus espaços constitucionais, o que já está acontecendo em vários estados do Sul do Brasil.
Caso seja aprovado no DF, esse ato de substituir o Bombeiro Militar por Bombeiro Civil será tendência nacional nas assembleias estaduais. Mas uma coisa está na PL do DF chama a atenção do Grupo Nacional dos Bombeiros Militares, o projeto vem com a iniciativa de criação dos Grupamentos de Bombeiros Civis, mesma denominação usada pelo unidades do CBMDF, fato inédito no Brasil,
Em Santa Catarina o governo já alegou que os custos do Bombeiro civil é menor em relação ao Bombeiro militar. Assim, optaram em criar a lei estadual 16.157, que transmite competência para os Bombeiros Civis de vistoria, normas de segurança contra incêndio e fiscalização o que venha ser competência privativa do Corpo de Bombeiros Militar. Hoje os Bombeiros Civis já substituíram os Bombeiros Militares nas três maiores cidades de SC: Joinville, Caçador e Jaraguá do Sul, além da região do Vale do Itajaí.
Um dos pontos preocupantes sobre a troca dos Bombeiro Militar no DF é que a atividade do CBMDF, na questão das vistorias e fiscalização, é necessária de uma posição de perícia e técnica. E esse serviço sendo transferido para civis corre um grande risco de virar um comércio e comprometer o serviço, além também dos grupamentos ficarem vinculados a empresas de segurança e Brigadistas. Inclusive, o CBMSC está questionando esses atos, que estão sendo exercidos pelos Bombeiros Civis de Santa Catarina, através da ADI 5354/SC.
O Grupo Nacional dos Bombeiros Militares preparam uma guerra contra os projetos estaduais e Distrital.
Em Tocantins foi realizada o mesmo projeto de lei, mas militares do estado trabalharam o termo Brigadista Profissional em que tentaram politicamente alterar, mas a articulação politica dos militares no estado foi bem-sucedida.
Assim os Bombeiros Militares do Distrito Federal pedem apoio ao ex Bombeiro Militar e deputado Distrital Wellington Luiz (PMDB) para a retirada integral do projeto da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Pois se depender do único Bombeiro Militar que está como Deputado Distrital, podemos esquecer, pois ele foi a favor do projeto na comissão de segurança, e sua assinatura foi fundamental para continuação do PL Nº 559/2011, veja a assinatura do dep. Roosevel Vilela,  em anexo.

Postar um comentário

34 Comentários

  1. Querem acabar de vez com a segurança pública no país. Ao passar as atribuições do bombeiro militar para os brigadistas, não só estão ferindo a CF, mas sobretudo facilitando a proliferação da corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Alguém quer ganhar dinheiro com isso. Esse serviço pertence ao estado. Está na CF. Esses deputados desprepeparados andam rasgando a constituição! Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Jamais um civil, será um bombeiro de verdade, não terá nunca a coragem de um militar pelo dever, ele jámais dará sua vida em cumprimento do dever, quando passa a ser um militar, você renega sua vida em favor de sua pátria e seu povo, jamais um civil dará sua vida em defesa do do próximo, um civil nunca será um bombeiro confiante, o povo será sempre desprotegido nas mãos de pessoas comuns, nossa corporação é capaz de ir às últimas consequências em favor de nosso povo, bombeiros, Brasil acima de tudo, mas abaixo de DEUS, viva nosso povo, viva BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pagando bem é o que eles i igualmente vão fazer, pagamento atrasado e salário defasado, peças mal pagos e muita gente mandando.

      Excluir
    2. Mauricio bom dia meu caro. Com relação a substituição dos militares por civis, realmente é um ato vergonhoso de corrupção. Mas gostaria de ressaltar q sou bombeiro civil, me esforcei muito me especializando para ser bombeiro. N digo maioria mas grande parte de praças e oficiais n têm metade do conhecimento q eu tenho. Então, por favor, n diga q só os militares sào "bombeiros de verdade". A posição de militar as vezes, tambem, facilita coisas q deprimem o Estado.

      Sem mais,

      Weslley Caldeireli

      Excluir
    3. Kkkkkkk poderia ser mais humilde né meu caro, parecer até o próprio Jesus dando a vida pelo outros, conheço muito civil que virou militar, e conheço civil que dá curso instruções para bombeiro militar, Você deveria fechar a boca e tenta ser melhor..

      Excluir
    4. Se vcs fossem bons mesmo teriam passado no concurso para Bombeiro Militar e não mendigar um emprego precário de brigada.

      Excluir
    5. Fico feliz em saber que os bombeiros Militar sao invejados pelos civis. Saber que minha profissão inspira outras pessoas a querer ser o que eu sou. Mas existe um mercado muito grande esperando os bombeiros civis que são as empresas e industrias, basta eles lutarem para esse objetivo e terá um campo de trabalho incrível. Afinal a lei 11901, deixa claro o campo de atuação dos BCs que é em uma planta. Mas se o seu desejo é serem bombeiros urbanos então façam concurso assim como fizemos. A porta está aberta para todos. E mais...eu sou instrutor de BCs sei da sua capacidade técnica para atuar em uma planta mas não estão prontos para atuação no urbano. A carga horária do curso de BC é muito inferior ao do BM. O nível de complexidade a que somos expostos em treinamentos não é contemplado no treinamento dos BCS. Mas desejo sucesso aos BCs e que haja muito campo de trabalho para vocês.

      Excluir
    6. Fico feliz em saber que os bombeiros Militar sao invejados pelos civis. Saber que minha profissão inspira outras pessoas a querer ser o que eu sou. Mas existe um mercado muito grande esperando os bombeiros civis que são as empresas e industrias, basta eles lutarem para esse objetivo e terá um campo de trabalho incrível. Afinal a lei 11901, deixa claro o campo de atuação dos BCs que é em uma planta. Mas se o seu desejo é serem bombeiros urbanos então façam concurso assim como fizemos. A porta está aberta para todos. E mais...eu sou instrutor de BCs sei da sua capacidade técnica para atuar em uma planta mas não estão prontos para atuação no urbano. A carga horária do curso de BC é muito inferior ao do BM. O nível de complexidade a que somos expostos em treinamentos não é contemplado no treinamento dos BCS. Mas desejo sucesso aos BCs e que haja muito campo de trabalho para vocês.

      Excluir
    7. Sr Wesley Caldeireiro, conhecimento teórico não é o mesmo que ter prática, quantos incêndios de médio e grande porte o sr já combateu como BC?!
      Pois eu como BM já combati vários!!!
      Em quantas colisões de veículos e desabamentos o sr já atuou?! Pois eu como BM já atuei em vários!!!
      Não me venha dizer que seu comprometimento como BC é melhor do eu como BM porque vc tem conhecimento teórico. Quantas vezes vc de folga já se deparou com pessoas nas ruas necessitando de um socorro e parou o que estava fazendo e foi ajudá-la?!
      Somos militares, mas somos realmente Bombeiros.
      Querer comparar sua profissão com a minha é o mesmo que dizer que um Segurança Patrimonial pode exercer a função de um PM.
      Portanto fique com sua Brigada e deixe os Bombeiros de verdade atuarem.

      Excluir
    8. Então te pergunto, a professora que arriscou a vida dela pelas crianças da creche era militar?
      Não é o fato de ser militar para fazer Militar é apenas uma nomeclatura que diferencia as profissões, até porque Militar não tem e nunca terá super poderes.

      Excluir
  4. Não vai ser a mesma coisa se tirar os BOMBEIROS MILITARES,
    Eles são os profissionais em que as pessoas mais confiam,
    Só faltava essa pro Brasil se acabar na merda,

    ResponderExcluir
  5. rasgando a constituição reamente é uma vergonha o nosso Brasil não toma feito não,nós bombeiros de todo Brasil vamos deixar isso acontecer nunca,reagiremos e pedimos a todas as pessoas familiares,que já estiveram uma experiência de pessoas salvas resgatadas por bombeiros militares,comentem salvem os bombeiros que um dia salvo vossas vidas,ou vidas de familiares de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem a ver a CF, no Estados Unidos são todos civis.
      Vamos parar de demagogia militar ou civil todos trabalham como profissionais. Falar que vistorias técnicas vai ter corrupção esqueceram em Santa Marina (Boate Kiss), quem liberou o funcionamento da mesma.
      Em todas as esferas há bons e maus funcionários.

      Excluir
    2. Nao estamos sob a égide da constituição dos estados unidos . estamos no Brasil lembra?

      Excluir
    3. Parabéns.por salvar vidas ...levo a sua pessoa em vários locais aonde vidas foram salvas por bombeiro civil..Então é um respeita o outro ...como sempre falo sou admitirador dobtrabalho de todos vcs

      Excluir
    4. Até parece brincadeira, por NÃO acaba com os VEREADOR, deputados estadual,Federal,prefeito, governador e outros sem cursos,ISSO não pode comparar com OUTRO PAIS. .vivemos aqui Brasil. ..desculpe. ..uma vergonha. ..

      Excluir
    5. Kkk me desculpem os "bravo charles", me deculpem mesmo mas o tempo de formacao que nos militares somos expostos nem se compara a dias de aulas em salar ate porque nao sao dias que os farao um bom militar mas sim enfrentar o que nos enfrentamos no cotidiano

      Excluir
    6. Art 144, parágrafo quinto da CF. Órgãos de segurança pública: pf, prf, pff, pm e cbm...me desculpa, mas onde esta o bombeiro civil na carta máxima do Brasil? Qurem ser bombeiros? No caso de sc, façam curso superior, passem no concurso, aguentem um curso de formação militar...aí poderão usar uma farda, que aliás, so militar ostentar...paisano usa uniforme.

      Excluir
  6. Bom, e que fim levaram os bombeiros militares que estam na ativa? serão remanejados para onde? Não poderão peder seus empregos, pois são concursados. Querem acabar com o bombeiro militar, mas querem manter o militarismo pra serem submissos ao governador, pois não podem fazer greve, impedindo qualquer reivindicação. Porque não apenas desmilitariza e adapta o sistema de hierarquia que é baseado nas forças armadas, que cria um abismo entre praças e oficiais e os mantém como servidor público? Há espaços para todos profissionais de segurança, sejam civís ou militares, cargos públicos ou particulares mas no Brasil se pensa apenas individualmente. Absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Agora teremos q nos deparar com o deboche e incompetência dos brigadistas para fiscalizar o q os militares estudam ,por 3 anos, na academia!

    Quem vai gostar disso são os coronéis donos de brigadas de incêndio! !!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma aberração maldita contra nossos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Sou Tenente-Coronel do CBMERJ, e minha posição é de repúdio total a estes PLs que tramitam pelas casas legislativas. Vamos juntos nessa luta companheiros!

    ResponderExcluir
  9. Fui Praça e oficial no CBMERJ, o que estou vendo é que certos grupos dominantes perceberam que a unidade militaizada quando se une; forma um corpo com poder de mudar a política local. Isso afronta a soberba destes grupos políticos. É bem verdade, que houve uma grande participação de coronéis que procuraram criar um monopólio na formação de brigadistas; é óbvio que isso concorreu para criar essa política de desmilitarizacao dessas crporaçoes. Começou pelo sul em razao deles nao mantiverem im contigente satisfatorio para atender toda a região. Isso passou a estimular algumas prefeituras a adotar essa idéia. Bom, é claro que sempre vão argumentar com a redução de custos; no início vai ser uma "maravilha", mas depois virão as consequências pela perda da eficiência e qualidade no serviço que não é barato. Treinar um especialista em salvamento e combate a incêndio é caro. E com certeza lá na frente virão os custos do investimento; que em segurança não são baratos. Que Deus salva o Brasil!

    ResponderExcluir
  10. lei é lei. Uma lei infra constitucional não tem prerrogativa sobre uma lei constitucional. Se quem serem mesmo bombeiros, estudem façam um concurso público como na forma da lei, ou vcs acham que todos os outros que o fez vão perder todo uma carreira estudos e investimentos, difícil isso acontecer, da mesma forma que eles estão tentando se acaso acontecer que acho muito improvável, os que já são é regulamentado por uma lei tem total direito e prerrogativas contra o estado. Então mais fácil estudar já que querem mesmo ser um .

    ResponderExcluir
  11. Sou bombeiro civil formado a im tempo e acho errado essa ideia que estao tentando fazer mas o que vejo aqui sao pessoas menosprezando nossa classe onde pra eu me tornar um BC tive e tenho que estudar sempre pois alem disso tem nosso investimento finabceiro que nao é pouco em relacao ao militar onde depois que passa em um concurso tem tudo nas maos e muitos nao dao valor pois vemos em qualquer uma das classes bons e maus guerreiros que executam mal o que aprenderam so acho que uma classe depende da outra pois a finalidade é a mesma em salvar vidas e tambem acho que no BC tambem tem pessoas que dao suas vidas por outras nao so militar pois tambem honramos a farda de Bombeiro Civil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um cursinho de 1 mes, e que se comparar ao bombeiro militar, que conduz viaturas de milhoes de reais, encara regime militar e tem cursos espexificos em cada area, feito ate mesmo fora do pais. Paciencia viu brigadista.

      Excluir
    2. Faz cursinho Walita e quer ser chamado de bombeiro!??! Malditos paisanos

      Excluir
    3. Farda? BOMBEIRO CIVIL USA UNIFORME, ME DESCULPE MEU CARO AMIGO ATE PORQUE NAO SEJAMOS HIPOCRITAS EM QUERER COMPRAR DIAS DE TREINAMENTO DIA A POS DIA NAS OBMs COM CURSOS QUE SO OS ENGANAM

      Excluir
  12. O Bombeiro Civil está para o Segurança.
    Assim como o Bombeiro Militar está para Policial.
    Estão desviando o objetivo do bombeiro civil, que nada mais é do que a primeira resposta em incidentes em ambientes privados.
    O Bombeiro Militar têm atuação ampla.
    O termo correto não é "Bombeiro Civil" e sim " Brigadista Civil"

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos. Sou Major do CBMMG. Não vou aqui tecer comentários sobre legalidade, quem é melhor ou pior ou coisa do gênero. Queria deixar uma questão para reflexão de todos. O Corpo de Bombeiros Militar, por ser uma instituição estadual, tem competência para atuação em todo território do Estado, mesmo aquelas cidades onde não existe o CBM, em caso de necessidade, são atendidas, como exemplo em Minas os casos recentes de Cruzeiro do Sul e Mariana. Em se tratando do Bombeiro Civil ou Brigadistas, como queiram, a competência territorial se restringirá aí município. Nós sabemos que o manter um serviço de Bombeiros não é barato, seja no investimento ou no custeio. E por razões que já conhecemos, um município não atenderá outro, mesmo que seja conurbado, isso já acontece com o SAMU. Na realidade, a esmagadora maioria dos municípios não estão tendo nem condições de suprir as demandas básicas da população, ainda mais o serviço de Bombeiros.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  14. Simples querem ter a mesma valorização e força que tem as instruções militares,estude passe em um concurso e faça parte.irmãos bombeiros militares de todo o Brasil vamos nos mobilizar e mostrar nossa força, e rechaçar essa proposta de oportunistas.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos. Sou Major do CBMMG. Não vou aqui tecer comentários sobre legalidade, quem é melhor ou pior ou coisa do gênero. Queria deixar uma questão para reflexão de todos. O Corpo de Bombeiros Militar, por ser uma instituição estadual, tem competência para atuação em todo território do Estado, mesmo aquelas cidades onde não existe o CBM, em caso de necessidade, são atendidas, como exemplo em Minas os casos recentes de Cruzeiro do Sul e Mariana. Em se tratando do Bombeiro Civil ou Brigadistas, como queiram, a competência territorial se restringirá aí município. Nós sabemos que o manter um serviço de Bombeiros não é barato, seja no investimento ou no custeio. E por razões que já conhecemos, um município não atenderá outro, mesmo que seja conurbado, isso já acontece com o SAMU. Na realidade, a esmagadora maioria dos municípios não estão tendo nem condições de suprir as demandas básicas da população, ainda mais o serviço de Bombeiros.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  16. É a velha prática da terceirização, fruto da política de desmantelamento+desmotivar para modificar o que eles próprios destruíram, para justificar o novo, se esta na CF a instituição BM Militar é a partir daí que se deve seguir, questionar onerabilidade ao erário é só fazer auditoria nas três esferas municipal,estadual e federal e através de audiências públicas encaminhar os erros e responsáveis a quem de direito ao TCM/TCE/TCU + MP,MPF + PGE,PGR+ PF/JUDICIÁRIOS de 1 e 2 instâncias / STJ / STF e justifiquem o débaclê em que nosso Brasil se encontra nas finanças, nas prestações de serviços essenciais, no desrespeito do não cumprimento da própria CF.Como esta provado da desordem que fizeram na Petrobrás, Correios, Educação, Saúde e açoitaram tanto na Segurança que quem tem direitos hoje são os " manos"... aja Lava Jato nesse País!

    ResponderExcluir
  17. Sem dúvida alguma, as intenções sórdidas dos malditos corruptos, estão por trás de tudo isto!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.