51º ANIVERSÁRIO DO GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal parabeniza o Grupamento de Busca e Salvamento por seus 51 anos de serviços prestados a comunidade.
Histórico do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMDF
O Grupamento de Busca e Salvamento foi criado no ano de 1965, tendo como objetivo desenvolver atividades de Salvamento e Prevenção em toda a extensão lacustre e fluvial do Distrito Federal e Entorno, recebendo o nome de Serviço Lacustre.
No dia 14 de Agosto deste ano, o Serviço Lacustre, executou sua primeira prevenção aquática, numa corrida de lancha em frente ao clube Cota Mil, na época o as instalações do Serviço Lacustre funcionavam num pequeno barraco de madeira cedido pelo clube Cota Mil.
Em 1967, o Comandante-Geral do CBMDF nomeou como chefe do Serviço Lacustre o então 1º Sargento Orivaldo Jacoud Filho, com a missão de construir as instalações deste Batalhão. No ano de 1969, com as instalações prontas o Serviço Lacustre foi denominado Posto Provisório de Serviço Lacustre Número 04, neste mesmo ano foi elevado à categoria de Grupamento (Grupamento de Salvamento e Proteção), para centralizar as ações de Salvamento no CBMDF, tendo como 1º Comandante o então Capitão Álvaro Natividade.
No ano de 1974, o GSP (Grupamento de Salvamento e Proteção) foi denominado Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e foi elevado à categoria de Batalhão em 11 de fevereiro de 1992, assumindo o nome de 1º Batalhão de Busca e Salvamento, sendo renomeado de Grupamento de Busca e Salvamento no ano de 2010.

Fonte: CBMDF