APÓS QUEDA NO ESTOQUE, GDF FAZ CAMPANHA POR DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

Com queda nos estoques dos bancos de leite do Distrito Federal, que receberam 218 litros a menos em 2016, a Secretaria de Saúde promove campanha pedindo doação. Aproximadamente 150 bebês prematuros, de baixo peso ou doentes, precisam diariamente do alimento.
Segundo a pasta, até dezembro do ano passado já tinham sido doados 14.961 litros. Atualmente, esse número caiu para 14.743. Em 2015, os bancos de leite também contavam com 321 doadoras a mais. Eram 5.432 mulheres participando do programa, hoje o governo conta com 5.021.
A coordenadora dos bancos de leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, diz que apesar da redução na oferta foi possível cobrir a demanda da população porque houve um melhor aproveitamento do leite coletado. O problema, segundo ela, é que agora os estoques estão caindo.
No final do ano sempre há queda, porque muitas doadoras viajam, recebem pessoas em suas casas e acabam ficando sem tempo de contribuir”, afirma.
A coordenadora reforça a importância da doação. “Um pote pode alimentar até dez bebês”, diz. O programa atendeu menos crianças nesse ano. Em 2015 os bancos ofereceram leite para 628 crianças a mais do que 2016. Mesmo assim, nesse ano, 8.228 crianças foram beneficiadas com o alimento doado.
Para colaborar, as mães doadoras podem ligar para o número 160, opção 4 e agendar data para que o Corpo de Bombeiros busque o leite. A Secretaria de Saúde também disponibiliza a opção de cadastro pelo site Amamenta Brasília.

O leite deve ser armazenado em frasco de vidro com tampa de plástico. A secretaria informa que os vidros devem ser colocados em panelas com água para ferver por 15 minutos. Há a recomendação de que as mães cubram os cabelos, coloquem máscaras sobre o nariz e a boca, lavem mãos e braços até o cotovelo com sabão e água e a mama apenas com água, antes de começar a coleta. Os bancos de leite informam que as doadoras devem evitar conversar durante a retirada do leite e pedem que a coleta seja feita quando as mamas estiverem muito cheias.