BOMBEIROS SOCORREM MERGULHADOR NO LAGO PARANOÁ

Um homem que mergulhava no Lago Paranoá na manhã desta quinta-feira (5) se afogou durante um mergulho e foi levado de helicóptero ao Hospital de Base pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, o homem de 32 anos, que estava mergulhando havia uma hora, subiu rapidamente à superfície, sem fazer os procedimentos de liberação do ar dos pulmões.
Ainda segundo os bombeiros, o homem estava consciente, orientado e com suspeita de embolia traumática pelo ar, devido ao oxigênio não liberado corretamente. Um ribeirinho que estava próximo, ajudou o mergulhador a sair da água, assim ficou aos gritos pedindo socorro, duas freiras ouviram os gritos e acionaram os bombeiros
Além do helicóptero, foram utilizados no atendimento uma lancha e duas moto aquática. Ao chegar para o atendimento, os militares disseram que o homem estava com dificuldades para respirar e com dores no peito.
Homem que teve acidente de mergulho sendo atendido por militares do Corpo de Bombeiros e pelo Samu (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
A embolia traumática é uma das situações mais frequentes em acidentes do mergulho. Ela acontece quando o ar contido nos pulmões fica bloqueado ou é for expelido em quantidade suficiente durante a subida.
Para evitar o acidente, o mergulhador nunca deve prender a respiração enquanto sobe à superfície. Isso porque durante a subida, os gases se expandem dentro do corpo porque a pressão também diminui. Em condições máximas, há risco até estourar os pulmões.