BRASIL PERDEU EM 2016 MAIS DE 490 POLICIAIS, UM A CADA 17h47min

Um estudo elaborado pela Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), uma associação que tem por objetivo congregar, de forma associativa, profissionais da segurança pública de todo Brasil, levantou dados estatísticos estarrecedores no ano passado.
Entre janeiro e dezembro de 2016, morreram 493 profissionais de segurança pública em todo o Brasil. Corresponde a 1,35 por dia! Os dados fazem parte do Mortômetro, instrumento criado pela Ordem dos Policiais do Brasil (OPB) para o monitoramento do aumento da violência contra policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, ferroviários federais, legislativos, agentes penitenciários, agentes de trânsito, guardas municipais, guardas portuários e bombeiros.
Para o presidente da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), Frederico França, os números são uma triste constatação: a segurança pública clama por socorro. “A violência ultrapassou barreiras e os profissionais que a combatem são suas maiores vítimas”, diz ele. O maior número de mortes aconteceu entre os policiais militares (335), policiais civis (68) e guardas municipais (34). Mais, levando em consideração o número do efetivo, as 17 mortes entre os PRFs são, proporcionalmente, as maiores.
Quanto aos estados, o Rio de Janeiro é o campeão com 133 mortes, seguido de São Paulo com 54 e Bahia com 41. O Distrito Federal ocupa a 11ª posição com 13 policiais mortos.

O Mortômetro permite avaliar ainda quais as regiões tiveram maior número de profissionais mortos. Dentre os dez primeiros colocados, estão três estados do Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas) e quatro do Nordeste (Bahia, Ceará, Alagoas e Pernambuco). Todos os dados estão sendo catalogados e serão transformados num dossiê, o qual deve servir como base para a elaboração de propostas de mudança para segurança pública. Salientando que, infelizmente, as contagens de 2017 já começaram. Só no Rio de Janeiro, até o dia 12, foram 9 policiais assassinados.
Facebook – Atualização – OPB

Fonte: Poliglota