COLETA DE LEITE MATERNO PELO CBMDF SALVA BEBÊS HÁ 25 ANOS

A Semana Mundial do Aleitamento Materno deste ano ocorre entre os dias primeiro e oito de agosto, com o tema “Trabalhar juntos para o bem comum”. O leite materno é o alimento mais importante que a criança pode receber na primeira fase da vida. Por isso, é importante lembrar, que os Bancos de Leite Humano do Distrito Federal precisam de doações. Embora o estoque atual seja suficiente para atender às crianças que estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) Neonatais, sempre haverá necessidade de aumentar a coleta para garantir a oferta diária e atender outras crianças que não estejam internadas, mas que ainda assim precisam do alimento.
Há 25 anos, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal faz a coleta em domicílios de Brasília e Entorno. A Atividade do Programa de Aleitamento Materno é uma parceria do CBMDF com a Secretaria de Saúde. Ao todo, 19 militares cobrem os dez bancos de leite e dois postos de coleta da Capital Federal. "Este programa é de uma importância tão grande, que deveria conscientizar e envolver toda a sociedade, porque dele depende vidas", disse o tenente José Wanilson.
Após a coleta pelos bombeiros e a chegada aos bancos, o leite cru passa por rigoroso controle de qualidade e pasteurização. Mensalmente, são coletados 1.500 litros de leite, que alimentam cerca de 150 bebês todos os dias. Um litro alimenta mais de trinta crianças.
A coordenadora do Programa de Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano, Mirian Santos, explica que as crianças internadas nas UTI’s Neonatais recebem o leite doado por meio de sonda ou copinho. “Os bebês nascem sem o sistema de defesa estabelecido e através do leite materno, elas se desenvolvem com saúde”, ressalta.
Mãe de dois filhos, Suelen Regina, é doadora do programa. Ela conta que começou a doar há seis anos, após o nascimento de seu primeiro filho, que precisou do banco de leite. Com o nascimento de seu segundo filho, que está com um mês de idade, Suelen continua contribuindo. “Por ter leite em excesso, eu me dispus a doar. Acredito que ajuda bastante essas crianças”, disse.

Fonte: Fato On Line