MAIS DE 1000 APROVADOS NO CONCURSO DO CBMDF SE REÚNEM COM MARCOS DANTAS


   No último sábado(7) aconteceu a primeira reunião dos candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal de 2017, onde o senhor Secretário de Cidades Marcos Dantas, que também é Presidente do Partido Socialista Brasileiro - PSB, participou do encontro como representante do governo. Em seu discurso o Secretário ressaltou a urgência de se contratar mais Bombeiros e Policiais Militares, e Civis, para evitar um caos na segurança pública do DF.
Devido às incertezas com a reforma da previdência, houve, e ainda está havendo, uma grande quantidade de profissionais de segurança pública se aposentando, ou fazendo pedido de reserva remunerada, no caso dos servidores militares. Diante deste fato, e também de outros fatores como o crescimento da população do DF a expansão fundiária, a falta de profissionais de segurança tem se agravado. Ciente destas necessidades o Secretário ressaltou que o Governo de Brasília fará o possível para que as questões financeiras e orçamentárias sejam sanadas para possibilitar a contratação destes profissionais.
Os aprovados no concurso do CBMDF de 2017 anseiam ocupar as mais de 4000 vagas que a existem em aberto na corporação, pois a lei que fixou o efetivo do Corpo de Bombeiros, em 2009 levantou uma necessidade de 9703 homens, sendo que hoje a corporação só conta com cerca de pouco mais de 5000 profissionais, e ainda é preciso considerar que atualmente a média de pedidos de reserva remunerada gira em torno de 300 militares ano, logo o ingresso de todos os candidatos aprovados no concurso de 2017 suprirá apenas a evasão dos próximos anos. A falta de mão de obra tem dificultado bastante a gestão da corporação, que tem feito todos os esforços, com remanejamento de militares, escalas extra de serviço, e serviços voluntários, para que a população sofra o mínimo possível com esse déficit de militares.
O Secretário ressaltou o que o grande esforço de austeridade no governo, mesmo com medidas impopulares, e considerando a crise econômica que o país enfrenta, permitiu que o DF tenha saído do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF uma grande vitória de certa forma tira a “faca do pescoço” do Governador, e dá margem a manobras no orçamento para regularizar os principais problemas de pessoal e folha de pagamento no DF

  Esta notícia foi recebida com grande entusiasmo pelos Aprovados, pois foi firmado um compromisso de fazer o possível para viabilizar as contratações do maior número de aprovados quanto for possível, aproveitando o certame em vigor. Será necessário viabilizar os recursos e a dotação orçamentária para isso, porém diante da necessidade urgente de suprir a evasão de profissionais e a sinalização positiva do governo em tratar esse pleito, os candidatos terão novo fôlego para se manter em condições de assumir uma vaga no CBMDF nos próximos meses.
Por Bombeiros DF

4 comentários:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.