Banner Acima Menu INTERNAS

MAIS DE 1000 APROVADOS NO CONCURSO DO CBMDF SE REÚNEM COM MARCOS DANTAS


   No último sábado(7) aconteceu a primeira reunião dos candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal de 2017, onde o senhor Secretário de Cidades Marcos Dantas, que também é Presidente do Partido Socialista Brasileiro - PSB, participou do encontro como representante do governo. Em seu discurso o Secretário ressaltou a urgência de se contratar mais Bombeiros e Policiais Militares, e Civis, para evitar um caos na segurança pública do DF.
Devido às incertezas com a reforma da previdência, houve, e ainda está havendo, uma grande quantidade de profissionais de segurança pública se aposentando, ou fazendo pedido de reserva remunerada, no caso dos servidores militares. Diante deste fato, e também de outros fatores como o crescimento da população do DF a expansão fundiária, a falta de profissionais de segurança tem se agravado. Ciente destas necessidades o Secretário ressaltou que o Governo de Brasília fará o possível para que as questões financeiras e orçamentárias sejam sanadas para possibilitar a contratação destes profissionais.
Os aprovados no concurso do CBMDF de 2017 anseiam ocupar as mais de 4000 vagas que a existem em aberto na corporação, pois a lei que fixou o efetivo do Corpo de Bombeiros, em 2009 levantou uma necessidade de 9703 homens, sendo que hoje a corporação só conta com cerca de pouco mais de 5000 profissionais, e ainda é preciso considerar que atualmente a média de pedidos de reserva remunerada gira em torno de 300 militares ano, logo o ingresso de todos os candidatos aprovados no concurso de 2017 suprirá apenas a evasão dos próximos anos. A falta de mão de obra tem dificultado bastante a gestão da corporação, que tem feito todos os esforços, com remanejamento de militares, escalas extra de serviço, e serviços voluntários, para que a população sofra o mínimo possível com esse déficit de militares.
O Secretário ressaltou o que o grande esforço de austeridade no governo, mesmo com medidas impopulares, e considerando a crise econômica que o país enfrenta, permitiu que o DF tenha saído do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF uma grande vitória de certa forma tira a “faca do pescoço” do Governador, e dá margem a manobras no orçamento para regularizar os principais problemas de pessoal e folha de pagamento no DF

  Esta notícia foi recebida com grande entusiasmo pelos Aprovados, pois foi firmado um compromisso de fazer o possível para viabilizar as contratações do maior número de aprovados quanto for possível, aproveitando o certame em vigor. Será necessário viabilizar os recursos e a dotação orçamentária para isso, porém diante da necessidade urgente de suprir a evasão de profissionais e a sinalização positiva do governo em tratar esse pleito, os candidatos terão novo fôlego para se manter em condições de assumir uma vaga no CBMDF nos próximos meses.
Por Bombeiros DF

Postar um comentário

4 Comentários

Obrigado pela sugestão.