LIMINAR SUSPENDE ELEIÇÕES DO PSDB-DF E AMEAÇA CANDIDATURA DE IZALCI

Por Caio Barbieri / Gabiella Furquim
Poucos dias depois de ser anunciado como candidato da chamada terceira via para o Palácio do Buriti, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) sofreu um revés que poderá atrapalhar os planos de encabeçar a chapa formada, agora, por nove siglas diferentes. Uma liminar na Justiça suspendeu as eleições do diretório regional do PSDB, marcadas para 1º de junho.
A decisão do juiz Caio Brucoli Sembongi, da 17ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), determinou a suspensão do edital de convocação dos filiados por considerar que não foram realizadas consultas zonais prévias como prevê a norma do partido. Além disso, não foi observada a antecedência mínima para o chamamento e a realização das eleições.
O veredito desta segunda-feira (21/2) atende ao pedido assinado por Lucas Chaves Siqueira Arcanjo – filiado ao PSDB-DF –, que questiona uma série de, segundo o autor, irregularidades no edital de convocação assinado por Izalci.
Entre elas, a falta de eleições para as zonais partidárias, a não divulgação da lista de filiados, falta de cumprimento do prazo estipulado entre o anúncio das convocações e a publicação do edital e, ainda, o fato de a plenária estar marcada “no meio de feriado e em horário de expediente”, fato que contraria a tradição de se realizar o evento aos domingos. “Atos que, conjugados, demonstram que o processo democrático interno e o estatuto estão sendo violados”, diz o texto.
Moeda de troca”
O partido não realiza eleições diretas há sete anos. No comando da legenda, Izalci Lucas alfinetou: “Desta vez, o PSDB-DF não vai ser moeda de troca, não vai se coligar nos últimos dias antes das eleições, e isso incomoda”.
Apesar da decisão ameaçar todas as candidaturas tucanas, o pré-candidato ao Buriti disse acreditar que a situação será resolvida até o prazo para os registros no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “O diretório nacional está acompanhando o assunto e tenho certeza de que vai resolver a questão antes das eleições sem qualquer prejuízo para a minha candidatura”, disse Izalci ao Metrópoles na tarde desta segunda (21).