Banner Acima Menu INTERNAS

DF ENTRA EM ESTADO DE ALERTA CONTRA O AEDES AEGYPTI


Número de regiões com índice 'satisfatório' de infestação caiu de 31 para 12 de agosto a novembro. Veja sintomas de dengue, zika e chikungunya.
O risco de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti no Distrito Federal aumentou nos últimos meses. Segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (26), 15 regiões administrativas estão em situação de "alerta", e quatro estão em estado ainda mais grave, considerado de "risco". Apenas 12 apresentam índice "satisfatório".
Em agosto, o mesmo relatório havia apontado 31 regiões em estado satisfatório e duas em situação de alerta. A pasta atribuiu a piora da situação à atual época de chuvas – desde 1º de novembro, o DF registrou 371,4 mm de precipitação, segundo o Inmet. A média histórica do mês é de 227 mm.Em agosto, o Índice de Infestação Predial (IIP) era de 0,2%. Em novembro, chegou a 1,48% – veja a situação por RA no gráfico abaixo.

















As regiões em pior situação são, em ordem, Lago Norte, Fercal, Lago Sul e Sobradinho II. Nesses locais, há maior necessidade de engajamento da população, segundo a secretaria.
"Nos lagos Norte e Sul, tivemos infestação maior em vasinhos de plantas, que acumulam água. Na Fercal, o maior número de focos foi no lixo e, em Sobradinho II, tivemos mais registros em reservatórios em nível de solo, como em barris e tonéis para acumular água", afirmou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.
"Este é o momento de a gente começar a agir para evitar que o mosquito possa nascer e causar o aumento do índice de dengue no Distrito Federal."
Aedes aegypti
O mosquito Aedes aegypti é vetor de graves doenças infecciosas, como dengue, zika e febre chikungunya.


Fonte: G1 DF

Postar um comentário

0 Comentários