APÓS CARNAVAL, AUMENTO DE BMs E PMs SERÁ A PAUTA DO GDF

Por Ana Maria Campos
Com o fim do carnaval, o governador Ibaneis Rocha terá que retomar as tratativas com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros sobre o reajuste salarial das categorias. Amanhã, associações de militares se reúnem para fechar a pauta de reivindicações e, na próxima terça-feira, os representantes das corporações se encontram novamente com Ibaneis e com integrantes da equipe econômica, na expectativa de receber uma proposta de aumento. Entre os militares, a aposta é de que o GDF envie o reajuste da PM e dos bombeiros ao governo federal com brevidade, para que o texto siga ao Congresso junto com a revisão salarial da Polícia Civil.
Governo aposta nos 37% com incorporação de auxílio-moradia
O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, aposta na viabilidade da tramitação conjunta das propostas no Congresso. A equipe econômica ainda analisa as contas para fazer uma oferta aos militares, mas o secretário acredita que “o governo vai conseguir fechar os 37%, colocando o auxílio-moradia como salário”. Sem essa inclusão do auxílio no soldo, diz Anderson Torres, “o governo ficaria inviabilizado”. O percentual é equivalente ao previsto para a PCDF. Entre os policiais civis, o temor é de que a pressão dos militares atrapalhe o aumento da categoria.