Banner Acima Menu INTERNAS

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA TRANSPORTE DE CORAÇÃO DE SANTA CATARINA AO DF


O órgão veio de uma paciente morador de Joinville (SC)
O coração chegou a Brasília por volta das 6h40. Uma mulher de 44 anos recebeu o órgão ainda durante a manhã. A cirurgia foi considerada um sucesso e ela passa bem.
Em nota, o CBMDF comemorou o sucesso da operação e afirmou que o encadeamento das ações de cada instituição é fundamental para o sucesso do transplante. "O CBMDF se orgulha de fazer parte dessa corrente em prol de algo tão nobre", celebrou.
Em 2019, o ICDF realizou 23 transplantes cardíacos, contando com o realizado na manhã de hoje. O instituto é referência em alta complexidade cardiovascular e transplantes na região Centro- Oeste, sendo o único a realizar transplante cardíanco no Distrito Federal.
Transplantada rápida
Coordenador do transplante do Instituto de Cardiologia, Marcelo Botelho Ulhoa explicou que a paciente transplantada entrou na fila para receber o órgão em 13 de agosto. Depois de nove dias, conseguiu o doador compatível. "A operação durou 2h40 e a paciente seguiu para recuperação", frisou.
Só neste ano, o Instituto do Coração transplantou o 23º órgão. Em todo o funcionamento da unidade de saúde, já foram mais de 200. "Infelizmente ainda temos uma cultura de não ter doação e isso impacta na vida do doente. O processo envolve vários outros órgãos, como a Força Aérea Brasileira (FAB), a Secretaria de Saúde, a Polícia Militar ", enfatizou.
Fonte: Correio Braziliense

Postar um comentário

0 Comentários