Com
início da concretagem, trabalhos avançam. Haverá 11 faixas para
circulação de veículos
Com
a implantação da base do tabuleiro em fase final, as obras do
alargamento do viaduto da EPTG/EPCT, próximo a Taguatinga, avançam
para a fase de concretagem. O volume de concreto previsto para ser
utilizado é de cerca de 2 mil metros cúbicos, o equivalente a 250
caminhões betoneira com capacidade máxima.
“Além
disso, são 220 toneladas de aço”, destaca o subsecretário de
Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Sérgio Lemos. “Os
números falam por si quanto ao tamanho e importância da obra”.
Após
a conclusão da concretagem, a empresa contratada dará início à
pavimentação das novas vias do viaduto e à sinalização. “Estamos
satisfeitos com o ritmo dos serviços, e a expectativa é entregar [a
obra] o mais breve possível para a população“, completou Lemos.
Alargamento
do viaduto
As
obras de alargamento do viaduto da Estrada Parque Taguatinga Guará
(EPTG) e da Estrada Parque Contorno (EPCT) foram retomadas em junho.
Atualmente, os dois viadutos têm 60 metros de extensão, sendo três
faixas em cada sentido, totalizando 20 metros de largura.
Após
a conclusão dos serviços, os viadutos serão unificados e passarão
a ter 41,80 metros de largura. Serão 11 faixas para a circulação
de veículos, sendo cinco no sentido Plano Piloto e quatro no sentido
Taguatinga, além de duas faixas centrais para ônibus, com largura
de quatro metros.
“A
conclusão do alargamento do viaduto vai desafogar o trânsito para
os mais de 135 mil veículos que trafegam diariamente por este
trecho”, informa o secretário de Obras do DF, Izídio Santos.
“Esta é apenas uma das obras para melhorar o trânsito de
Taguatinga. Outras estão previstas para saírem do papel”.
A
nova parte do viaduto está sendo construída no vão central que,
situado entre as vias existentes, possui atualmente 19 metros de
largura. Segundo o secretário de Obras, a área, a ser construída
em concreto protendido, terá 33,60 metros de comprimento.
Em
números
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Volume aproximado de concreto: 2 mil m³
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Quantidade de aço aproximada: 220 toneladas
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Funcionários envolvidos diretamente na obra: 35
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Valor: R$5.155.676,09.
Com
informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)
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