TRÊS BOMBEIROS MORREM EM COMBATE A INCÊNDIO NO RIO DE JANEIRO

Outros três militares também ficaram feridos e estão internados no Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP). Um deles, em estado grave
Um incêndio atingiu a Whiskeria Quatro por Quatro, por volta das 11h desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h25 e enviou oito caminhões para a Rua Buenos Aires. O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, confirmou que três bombeiros morreram (um sargento e dois cabos) e três estão feridos: um em estado grave, e outros dois, capitães, estão estáveis. Eles estão internados no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro.
Com a emergência, os prédios do entorno precisaram ser evacuados. Atendente do Crea-RJ, Júlio Medeiros precisou sair do prédio às pressas junto de seus colegas.
Tivemos que largar tudo. Alguns colegas escutaram duas explosões vindas do prédio ao lado. Parecia ser um transformador — disse o funcionário.
Num primeiro momento, a informação do coronel Robadey era de quatro mortos, depois corrigida. De acordo com ele, o incêndio estava controlado, mas a situação se agravou, com o fogo se intensificando bruscamente.
Todos eles tinham mais de dez anos de serviço, era um incêndio simples, que não parecia ter nenhuma complicação. Estava sob controle.
No local, que se identifica como um "spa para homens", todos os funcionários e pessoas próximas ao imóvel foram evacuados em segurança. De acordo com o horário divulgado pela Quatro por Quatro, em seu site, a Whiskeria não estava aberta para o público no momento do incêndio. No fim da tarde, Robadey falou com a imprensa, e afirmou que inalação de fumaça foi a causa da morte dos militares. Mais uma vez, disse estar surpreso com a tragédia:

O prédio tem quatro andares, com início na Rua Buenos Aires e se prolonga ao longo do quarteirão até a Rua da Alfândega. Primeiras informações apontam que uma das possibilidades estudadas é de o fogo ter iniciado na cozinha, no terceiro andar. No primeiro andar, visto em imagens exclusivas do GLOBO, há muita água e o cheiro de queimado continua forte.
Os corredores no local são apertados, dando a sensação de um labirinto. As escadas também tem largura reduzida, prejudicando a saída em um momento de emergência. As paredes contam com uma estrutura semelhante ao de um isolamento acústico. Neste primeiro andar há um bar, com bebidas alcólicas e armários para que os visitantes guardem os pertences.
Robadey diz que, provavelmente, os militares enfrentaram algum imprevisto e tiveram dificuldade na hora de deixar o local.
A casa tinha muitas divisórias. Provavelmente eles tiveram alguma dificuldade de sair e foram surpreendidos pela fumaça — lamentou o coronel, que, questionado sobre a possibilidade de cianeto ter intoxicado os homens, declarou que não dá para afirmar.
A Quatro por Quatro foi inaugurada em 1995. A casa em seu site usa o slogan "spa para homens que sabem viver", é bastante conhecida e foi tema no funk “Adultério”, de Mr. Catra, uma paródia da música “Tédio”, da banda Biquíni Cavadão. Na música do funkeiro, ele cita que "na 4 por 4 a gente zoa, com whisky e energético, quanta mulher boa. O bagulho tá sério. Vai rolar um adultério!".