Por Max Cardoso
Prática
da bonificação por volume, o BV, faz com que mais de 80% de todas
as receitas publicitárias da TV brasileira estejam concentradas na
Globo, ainda que a emissora alcance apenas 33% da audiência
A Rede Globo vem amargando nos
últimos 10 anos uma queda anual na sua audiência, mas ela não está
preocupada com o declínio, porque a sua receita publicitária no
mesmo período está quebrando recordes.
O pilar de sustentação deste
estranho fenômeno, único no mercado de mídia do mundo, é a
prática chamada bonificação por volume, conhecida como BV. Essa
prática faz com que as agências de publicidade queiram colocar cada
vez mais dinheiro na emissora, porque estão de olho na comissão que
irão receber do grupo.
Tal bonificação aumenta
percentualmente quanto maior for o volume de dinheiro que a agência
insira na Globo. Isso faz com que elas injetem cada vez mais capital
na emissora carioca, ignorando tanto a queda da audiência quanto a
linha ideológica em desacordo com a opinião pública.
O famigerado BV foi inventado
por Roberto Marinho ainda na década de 1960, quando a televisão
brasileira estava no seu começo. Essa prática, também chamada no
passado de plano de incentivo, foi concebida como um meio de
incentivar as agências de publicidade a crescerem e ajudar nos
gastos com a criação da mídia publicitária.
Mas como outrora já havia
alertado Aristóteles: “Um pequeno erro no início torna-se grande
no fim”. Nesse caso específico, podemos dizer que torna-se um
esquema monstruoso de corrupção, simplesmente um dos maiores do
mundo.
Fonte: Terça Livre
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