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GDF INAUGURA OBRA DE EXPANSÃO DO VIADUTO EPTG/EPCT EM TAGUATINGA


Obra de alargamento entregue hoje (28) beneficiará 135 mil motoristas. Faixas para veículos têm 3,5 metros; as destinadas aos ônibus, 4m.
A obra de alargamento do viaduto da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) com a Estrada Parque Contorno (EPCT) foi inaugurada nesta sexta-feira (28). No local, passam diariamente 135 mil condutores – o que reforça a importância dessa intervenção logo na entrada de Taguatinga, uma das maiores cidades do Distrito Federal. O investimento foi de R$ 5,2 milhões.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-governador Paco Britto e autoridades do Executivo local, entre eles os secretários de Obras, Luciano Carvalho; de Governo, José Humberto Pires; de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; e o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur. 
Essa é uma obra de estado. Em breve teremos outros lançamentos como esse”, destacou Britto. A atual gestão recebeu a obra do governo anterior com 25% de conclusão e, em poucos meses, concluiu os 75% restantes. 
A nova configuração do viaduto tem 11 faixas de circulação, sendo cinco no sentido Taguatinga/Plano Piloto e quatro no sentido Plano Piloto/Taguatinga – além de duas centrais para ônibus.
O impacto no trânsito será imediato. O estrangulamento não existirá mais. No entanto, é importante ressaltar que esta é apenas a primeira obra entregue por esta gestão para melhorar o tráfego na região”, ressaltou Luciano Carvalho, secretário de obras do GDF. 
O titular da pasta lembrou que vem mais por aí. “O alargamento era necessário, por exemplo, para darmos a início às obras do Túnel de Taguatinga, previstas para julho deste ano”, explica.
As faixas têm entre 3,5 metros, destinada aos veículos, e 4 metros para os ônibus. Vale lembrar que, mesmo com o alargamento, a velocidade nesse trecho da via não será alterada, sendo mantida em 60 km/h.
Na antiga formatação, os dois viadutos tinham 60 metros de extensão, com três faixas em cada sentido, totalizando 20 metros de largura. Agora, unificado, o condutor terá à disposição 41,80m de largura. Todo esse serviço envolveu 220 toneladas de aço, 2 mil metros cúbicos de concreto e 35 funcionários.
Em complemento à obra de expansão do viaduto, foram realizados serviços de pavimentação do acesso e das alças do viaduto, sinalização da via, pintura de faixas e do meio-fio e plantio de grama no canteiro. Além da empresa contratada pela secretaria de Obras, participaram das ações o DER, a Novacap, a CEB, o SLU, o Detran e as Administrações de Taguatinga e Águas Claras.
Corredor Eixo-Oeste
A obra do alargamento do viaduto da interseção da EPTG – EPCT é a terceira entrega das 20 obras previstas no projeto do Corredor Eixo-Oeste. 
Antes, já haviam sido entregues o viaduto no final da W3 Sul e a Avenida T1, via de ligação entre o Sol Nascente e a Avenida Hélio Prates.
As obras do Corredor Eixo Oeste, principal projeto viário para a região sul do Distrito Federal, definitivamente saíram do papel. Concluímos o alargamento do viaduto da EPCT com a EPTG, anunciamos a revitalização da Hélio Prates e da construção do Viaduto da Estrada Parque Indústria Gráficas (EPIG), na altura do Parque da Cidade, e confirmamos o início das obras de construção do túnel de Taguatinga para o segundo semestre de 2020”, pontua o secretário de obras.
No projeto do Corredor Eixo-Oeste, está previsto o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), chegando ao Eixo Monumental; e a Via Setor Policial Militar (ESPM), para acesso ao Terminal da Asa Sul.
O projeto total é de 38,7 quilômetros de extensão que ligam Ceilândia ao Plano Piloto, passando por Taguatinga. O Eixo Oeste beneficiará diretamente a população do Plano Piloto e regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Guará. Também serão contempladas, indiretamente, as regiões de Brazlândia e de Águas Lindas/GO.
Fonte: Agência Brasília

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