Banner Acima Menu INTERNAS

TROPAS CHINESAS MATAM CORONEL DO EXÉRCITO INDIANO E DOIS SOLDADOS EM CONFRONTO NA FRONTEIRA DA ÍNDIA

Por Thaís Garcia
Um coronel do exército indiano e dois soldados morreram em um confronto violento entre soldados indianos e chineses no vale de Galwan, um dos quatro pontos de impasse na região de Ladaque, fronteira da Índia com a China, segundo um comunicado do exército indiano nesta terça-feira (16). O confronto ocorreu durante o processo de desescalonamento em andamento entre os dois lados.
Fontes próximas ao conflito alegaram que não houve tiroteio, mas os soldados indianos poderiam ter sido espancados, apedrejados e afogados até a morte no lago Pangong Tso, em Ladaque.
O Exército indiano disse em um comunicado:
“Durante o processo de desescalonamento em andamento no Vale Galwan, ocorreu um confronto violento ontem à noite com vítimas. A perda de vidas no lado indiano inclui um oficial e dois soldados. Altos oficiais militares dos dois lados estão atualmente reunidos no local para amenizar a situação.”
Fontes do governo indiano disseram que houve vítimas e feridos de ambos os lados.
O confronto ocorreu no momento em que os esforços começaram para resolver o impasse. Também houve um desmembramento limitado de forças no vale de Galwan, no ponto de patrulha 15 e em Hot Springs, depois de uma reunião entre o tenente-general indiano Harinder Singh, e o major-general chinês Liu Lin, comandante do Exército de Libertação Popular do Sul.
Delegações do exército, lideradas por oficiais de alto escalão de ambos os exércitos, também mantêm discussões no leste de Ladaque para resolver o impasse.
Conflito fronteiriço
Centenas de soldados se enfrentam no remoto deserto de neve de Ladaque desde abril, no mais grave conflito fronteiriço em vários anos. O confronto ocorreu depois que as patrulhas chinesas avançaram para o lado indiano da fronteira de fato.C
hina e Índia pareciam progredir nas negociações na semana passada, com o chefe-geral do Exército indiano, Manoj Mukund Naravane.
No sábado (13), ele disse a repórteres em Dehradun: “Gostaria de garantir que toda a situação ao longo de nossa fronteira com a China está sob controle. Ambos os lados se desengataram de maneira faseada a partir do norte em GRV, onde ocorreu muito desengajamento”.
Ocorreram negociações de alto nível entre China e Índia para a retirada da região de Galwan, com os principais comandantes do exército, de ambos os lados, reunidos na tentativa de reduzir as tensões.
A quinta rodada de negociações ocorreu, apesar do aumento contínuo de tropas de ambos os lados.
Na semana passada, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, disse: “Por meio de canais diplomáticos e militares, China e Índia recentemente tiveram uma comunicação eficaz e chegaram a um acordo sobre como lidar adequadamente com a situação na seção oeste da fronteira China-Índia. 
Atualmente, os dois lados estão adotando ações em conformidade com o acordo para melhorar a situação na fronteira”.

Postar um comentário

0 Comentários