GRUPAMENTO DE PROTEÇÃO FLORESTAL DO DF, TEM MAIS DE 600 BOMBEIROS ESPECIALIZADOS

Por Bombeiros DF
O Distrito Federal, todos os anos, passa pelo período de estiagem entre os meses de julho e outubro o que provoca centenas ou milhares de incêndios florestais no planalto central.
E já acostumado com essa rotina, o Corpo de Bombeiros buscou capacitar milhares de militares do Brasil e do Distrito Federal com cursos de prevenção e combate a incêndio florestal -CPCIF, esse curso, atualmente, tem mais de 600 militares da corporação habilitados.
Os militares do CBMDF já aturaram em vários incêndios florestais no âmbito nacional, entre eles os incêndios florestais de Roraima em 1998 com 286 militares, Xingu- 1998 com 70 militares, Ilha do Bananal- 1998 com 200 militares, Chapada dos Veadeiros com 70 militares, Acre com 30 militares, Chapada Diamantina- 2007 com 10 militares, Chapada Diamantina com 90 militares e Roraima- 2016 com 40 militares.
Com essas demandas, os militares especializados realizaram várias missões em regiões de florestas, montanhas, chapadas e demais formações vegetais conhecidas.
Além de capacitar militares da corporação, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tem um dos melhores poderes operacionais para o combate a incêndio Florestal composto por 2 aviões, 1 helicóptero, 15 auto bomba tanque florestal-ABTF, 15 auto transporte de tropa-ATT e mais de 40 auto rápido florestal -ARF, uma estrutura de combate direto que superam países de primeiro mundo como a França.
Para que possa ser eficiente e eficaz, os militares recebem treinamento para utilização de técnicas adequadas às emergências de incêndios em regiões montanhosas e vegetações florestais nativas. São utilizadas técnicas de combate com moto bombas mark 3 e desenvolvimento em aclives, Fireline específica para regiões de montanha, técnicas de contrafogo para montanhas, operações de embarque/desembarque em aeronaves de asa rotativa (helicópteros), combate associando aviões e equipes terrestres, combate motorizado em regiões de vegetação densa, técnicas de evasão e segurança para situações de emergências, estudo do comportamento do fogo em regiões de montanha dentre outras.