Pela primeira vez em anos, o Brasil retornou ao grupo dos 20 países com o maior número de crianças não vacinadas no mundo. O levantamento, feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), coloca o país na 17ª posição, com 229 mil crianças sem nenhuma dose de vacina em 2024 — mais que o dobro dos 103 mil registrados no ano anterior.
A principal referência usada para esse cálculo é a aplicação da DTP1, vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche, sendo uma das primeiras doses previstas no calendário infantil. A ausência dessa dose indica que essas crianças sequer iniciaram o ciclo básico de imunização, sendo classificadas como "dose zero".
Um problema de escala — e de alerta
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o número absoluto de crianças não vacinadas no Brasil pode estar relacionado à alta taxa de nascimentos no país. Mesmo com uma cobertura vacinal de 91%, o volume de recém-nascidos torna o número de não vacinados preocupante.
“Não se trata necessariamente de um programa de imunização ineficaz, mas sim da dimensão populacional”, explicou a Opas em nota à imprensa.
Ainda assim, o Brasil responde por 16,8% das crianças não vacinadas na América Latina e Caribe e 1,6% do total global, um dado que acende o alerta para políticas públicas de alcance e conscientização.
Queda na vacinação preocupa especialistas
Para Ivone Amazonas, coordenadora de Saúde do Neonato e da Criança no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o crescimento dessa taxa é sinal de alerta. Ela defende uma investigação urgente das causas:
“É preciso mapear os motivos pelos quais essas crianças não estão sendo vacinadas e criar estratégias para alcançar essas famílias.”
Números que assustam
No total, quase 20 milhões de crianças no mundo não receberam sequer uma dose da vacina DTP em 2024 — 14,3 milhões delas estão completamente sem imunização. Na América Latina e Caribe, o número de crianças "dose zero" saltou para 1,4 milhão, um aumento de 186 mil em relação a 2023.
Veja a posição do Brasil no ranking global dos países com mais crianças sem vacinação:
Top 5:
Nigéria – 2,078 milhões
Índia – 909 mil
Sudão – 838 mil
RDC – 772 mil
Etiópia – 768 mil
(...)
Brasil – 229 mil
.jpg)
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.