O clima entre Brasil e Estados Unidos continua tenso e ganhou novo capítulo após as declarações do vereador e analista político Pablo Almeida. Em tom contundente, ele afirmou que o Brasil está sendo usado como “bode expiatório” pelos BRICS — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — para medir a reação do presidente americano Donald Trump.
“Lula chamou Trump de nazista. Depois vimos nossa primeira-dama mandar Elon Musk ‘pra aquele lugar’, rompendo pontes com a maior democracia do mundo. O Brasil foi jogado como linha de frente e usado para testar até onde Trump iria reagir”, disse.
Segundo Almeida, a postura do governo isolou o país diplomaticamente e colocou o Brasil no centro de uma disputa global perigosa. Ele também criticou a política de Lula de buscar alternativas ao dólar dentro do BRICS:
“Os EUA não estão contra o povo brasileiro, estão contra um regime de exceção que o governo ajudou a construir”, completou.
Especialistas já alertam que as sanções impostas pelos EUA podem impactar setores estratégicos da economia, além de agravar a tensão diplomática em plena Assembleia Geral da ONU.

0 Comentários
Obrigado pela sugestão.