Além de apagar incêndios e socorrer vítimas, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) tem uma missão silenciosa, mas igualmente vital: coletar e transportar leite humano doado por mães voluntárias para os bancos de leite da rede pública. Ao todo, 23 militares cruzam diariamente as regiões administrativas para garantir que o alimento chegue aos recém-nascidos internados nas UTIs neonatais.
Essa atuação é essencial para manter os estoques de leite materno, que atualmente estão em 86% da meta mensal. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), a subtenente Daniela Moura explica a importância da missão:
“Costumamos dizer que não estamos fugindo da nossa missão de salvar vidas. Esse ato também salva. Os bebês são muito sensíveis e o leite materno é insubstituível para uma recuperação rápida”, afirma. Segundo ela, são feitas em média 20 coletas domiciliares por dia.
A chefe do Banco de Leite do HRT, a fonoaudióloga Natália Conceição, reforça o impacto dessa parceria:
“O leite humano é considerado padrão ouro pela OMS. Ele transforma vidas. Mesmo com o esforço das equipes, ainda estamos abaixo da meta de coleta, especialmente durante o período de seca”, alerta.
De janeiro a agosto de 2025, foram 3,6 mil doadoras cadastradas e mais de 12 mil litros de leite humano coletados, beneficiando cerca de 9,4 mil bebês prematuros e de baixo peso no DF.
Histórias que inspiram
A professora Sofia Mesquita, mãe da pequena Clara, é uma das doadoras. Em sua primeira gestação, ela sofria com hiperlactação e desperdiçava leite diariamente.
“Quando descobri que podia doar, foi uma cura para mim. No meu primeiro filho, doei mais de 38 litros só para o HRT. Dá trabalho, mas saber que esse leite salva vidas faz tudo valer a pena”, conta emocionada.
Como doar
Mães saudáveis que produzem mais leite do que seus bebês precisam podem se cadastrar pelo Disque Saúde 160 (opção 4), pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal Cidadão do DF. A coleta pode ser feita em casa, com orientação das equipes e apoio dos bombeiros, que transportam o leite até os bancos.
Assim que chega às unidades, o leite passa por rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído. O material pode ser usado por até seis meses.

0 Comentários
Obrigado pela sugestão.