O Governo do Distrito Federal, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), lançou o Edital de Concorrência Eletrônica nº 90028/2025 para a construção da nova ponte sobre a represa da Barragem do Paranoá, que será implantada sobre a rodovia Estrada Parque Contorno (DF‑001) (EPCT/DF-001). A obra, avaliada em R$ 709 milhões, representa um marco para a mobilidade urbana e a infraestrutura de Brasília.
Detalhes da obra
- A ponte terá extensão de 855 metros e largura de 35 metros, incluindo pistas para veículos, ciclovia e passagens de pedestres.
- O conjunto da obra abrange a construção da ponte principal por meio de balanços sucessivos, tres viadutos de acesso, drenagem, sinalização, além de obras ambientais e dispositivos de mobilidade.
- Estima-se que a futura via suporte um tráfego diário de aproximadamente 60 mil veículos.
- A sessão de disputa de preços para a licitação está marcada para 9 de março de 2026, às 10h. Após habilitação das empresas e análise de propostas, será assinada a ordem de serviço e iniciada a execução que deverá durar até 48 meses.
Importância e expectativas
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, destacou que a ponte “trará muito mais segurança para a barragem” e “se tornará um novo ponto turístico” para Brasília, já que o trecho hoje utilizado sobre a barragem era considerado provisório.
Do ponto de vista urbanístico e econômico, a iniciativa pode:
- Reduzir gargalos de trânsito e trazer fluidez para o anel viário da capital federal.
- Valorizar áreas adjacentes, como o lago e regiões de lazer/passeio.
- Oferecer infraestrutura moderna para pedestres e ciclistas, ampliando opções de mobilidade sustentável.
- Mostrar que o DF está investindo em projetos de grande porte, com reflexos para empregos e setor da construção civil.
Desafios
Ainda assim, a obra traz desafios relevantes:
- A execução envolve técnica complexa (ponte em balanços sucessivos) e exige alta qualificação das empresas envolvidas.
- O prazo de quatro anos (48 meses) precisa ser rigorosamente cumprido para evitar atrasos e impactos financeiros.
- A licitação e o processo de contratação precisam garantir transparência e competitividade, para evitar sobrepreço ou judicialização.
- A obra pode gerar impacto ambiental, logístico e de mobilidade no curto prazo — mobilização local será necessária para minimizar transtornos.

0 Comentários
Obrigado pela sugestão.