Bombeiros e Marinha vão aumentar efetivo no Lago Paranoá. Fiscalização é para evitar acidentes como ocorreu com o barco Imagination.

A Marinha vai intensificar o patrulhamento no Lago Paranoá, em Brasília, com realização de blitze a partir das 20h deste sábado (31). A estimativa é que entre 200 e 300 embarcações trafeguem pelo lago na hora da virada do ano. A maior preocupação é o excesso de passageiros nos barcos.

“Se o piloto for flagrado, ele será notificado. A fiscalização irá pedir para que a embarcação seja retirada da rota. Os passageiros excedentes terão que sair Em caso numa reincidência, a embarcação é apreendida”, ressaltou primeiro tenente Carlos Augusto Amoras, da Capitania Fluvial de Brasília.
Tenente Carlos Augusto Amoras, da Marinha, explica aos responsáveis pelas embarcações no Lago Paranoá, em Brasília, sobre os cuidados com a segurança nas comemorações pela virada do ano. (Foto: Valter Campanato/ABr)Tenente Carlos Augusto Amoras, da Marinha, explica aos responsáveis pelas embarcações no Lago Paranoá, em Brasília, sobre os cuidados com a segurança nas comemorações pela virada do ano. (Foto: Valter Campanato/ABr)
Segundo a Marinha, o aumento da fiscalização é para evitar acidentes como o do barco Imagination, em maio deste ano, onde nove pessoas morreram após o naufrágio. No momento do acidente, era realizada uma festa com cerca de cem pessoas organizada por uma empresária dona de um buffet.
perícia concluiu que houve falha na manutenção e que o naufrágio foi causado pela entrada de água nos flutuantes, estruturas também chamadas de tubulões, que garantem a sustentação do barco.
Corpo de Bombeiros
Os bombeiros também vão aumentar o efetivo. Cerca de 30 militares estarão de plantão para ajudar na fiscalização. São mergulhadores que vão estar em lanchas patrulhando o lago.
Por terra a atenção vai ser na Prainha do Lago Sul, onde muita gente costuma ingerir bebida alcoólica e entrar no Lago Paronoá.
“A orientações é para que as pessoas que eventualmente forem realizar natação ou alguma atividade aquática que faça em local sob a supervisão do Corpo de Bombeiros”, disse o sargento Manoel Paixão Moreira, do Corpo de Bombeiros.
De acordo com os bombeiros, coletes salva-vidas, boias e extintores são alguns dos itens obrigatórios para uma virada tranquila dentro de uma embarcação.