Banner Acima Menu INTERNAS

Discurso de despedida do Comandante-Geral em exercício por ocasião da transmissão da passagem de comando.


Homens sem ideais são como a brisa leve do meio da manhã – simplesmente passam. Nós, bombeiros militares, somos, em essência, prenhes de ideais. Não poderia ser diferente, pois que vivemos, diuturnamente, a regra áurea: “faz ao teu próximo, aquilo que te gostarias fosse feito”.
Ao longo de nossas carreiras, tecemos sonhos de perfeição e de completude que mui dificilmente lograríamos intentar, e a oportunidade ímpar que nos foi concedida nos proporcionou corrida sôfrega ao encontro destes anseios e anelos, cultivados nas horas alegres de nossos vinte e poucos anos.
Há pouco mais de um ano, iniciávamos, um grupo enorme de construtores de sonhos, oficiais e praças, a edificação de nosso projeto: Éramos mais de cinco mil...
Qual Cesar, ao cruzar o Rubicão, dissemos: Alea jacta est – a sorte está lançada! E partimos...
Não ouso dizer o quê fizemos, mas pelo quê lutamos...
Lutamos por uma corporação justa, que valoriza seu mais precioso bem: homens e mulheres, pais e mães de família, que se sacrificam diariamente, pelo bem estar de nossa população e de nossa cidade.
Lutamos por uma corporação segura, para que estes mesmos homens e mulheres possam dispor dos modernos recursos ao seu alcance, a fim de melhor se protegerem no exercício diário de sua labuta.
Lutamos por uma instituição escorreita, que promove pelos justos critérios da antiguidade e do mérito intelectual, conquista inalienável de cada um.
Lutamos por uma instituição moderna, que investe em ciência, em tecnologia, em inovação e em educação continuada como ferramentas de gestão, de crescimento institucional e de aprimoramento técnico-profissional.
Enfim, por isso e por tudo mais, lutamos para que todos os bombeiros militares do Distrito Federal possam sonhar, na certeza de que dias melhores virão!
Hoje, finda a jornada, bradamos, como o mesmo Cesar, após a batalha de Zela, quando da conquista da Gália: Veni, vidi, vici – vim, vi, venci! Esta vitória é nossa, é de todos nós. Façamos dela, conquista plena, institucional e inegociável, pois somente assim, teremos a corporação que todos nós desejamos.
Aos amigos e companheiros de outrora, hoje e sempre, em nome de nossa instituição, muito obrigado!
À família e àqueles que acreditaram em nosso trabalho, nosso preito de eterna gratidão!
Às autoridades do Distrito Federal, na pessoa de nosso Governador, pela oportunidade e confiança, muito obrigado!
Ao companheiro, agora nosso comandante, coronel Lopes, sucesso e que o Senhor o acompanhe sua jornada!
A nosso Deus e Senhor, toda honra e toda glória!


Brasília-DF, 06 de janeiro de 2012


JULIO Cesar dos Santos – Cel QOBM/Comb.
Comandante Geral em exercício

Postar um comentário

0 Comentários