Banner Acima Menu INTERNAS

APÓS QUEDA NO ESTOQUE, GDF FAZ CAMPANHA POR DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

Com queda nos estoques dos bancos de leite do Distrito Federal, que receberam 218 litros a menos em 2016, a Secretaria de Saúde promove campanha pedindo doação. Aproximadamente 150 bebês prematuros, de baixo peso ou doentes, precisam diariamente do alimento.
Segundo a pasta, até dezembro do ano passado já tinham sido doados 14.961 litros. Atualmente, esse número caiu para 14.743. Em 2015, os bancos de leite também contavam com 321 doadoras a mais. Eram 5.432 mulheres participando do programa, hoje o governo conta com 5.021.
A coordenadora dos bancos de leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, diz que apesar da redução na oferta foi possível cobrir a demanda da população porque houve um melhor aproveitamento do leite coletado. O problema, segundo ela, é que agora os estoques estão caindo.
No final do ano sempre há queda, porque muitas doadoras viajam, recebem pessoas em suas casas e acabam ficando sem tempo de contribuir”, afirma.
A coordenadora reforça a importância da doação. “Um pote pode alimentar até dez bebês”, diz. O programa atendeu menos crianças nesse ano. Em 2015 os bancos ofereceram leite para 628 crianças a mais do que 2016. Mesmo assim, nesse ano, 8.228 crianças foram beneficiadas com o alimento doado.
Para colaborar, as mães doadoras podem ligar para o número 160, opção 4 e agendar data para que o Corpo de Bombeiros busque o leite. A Secretaria de Saúde também disponibiliza a opção de cadastro pelo site Amamenta Brasília.

O leite deve ser armazenado em frasco de vidro com tampa de plástico. A secretaria informa que os vidros devem ser colocados em panelas com água para ferver por 15 minutos. Há a recomendação de que as mães cubram os cabelos, coloquem máscaras sobre o nariz e a boca, lavem mãos e braços até o cotovelo com sabão e água e a mama apenas com água, antes de começar a coleta. Os bancos de leite informam que as doadoras devem evitar conversar durante a retirada do leite e pedem que a coleta seja feita quando as mamas estiverem muito cheias. 
Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários