Banner Acima Menu INTERNAS

ENTREVISTA COM MIRO RAJÃO PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO CBMDF

Por Bombeiros DF
Dando a sequencia ao Ciclo de Entrevistas, apresentamos o Tenente Rajão que é pré-candidato à Câmara Federal.
Miro Rajão ou Tenente Rajão é oficial da reserva, e ingressou na Academia de Bombeiros do CBMDF em 31 de janeiro de 1994.
Rajão é cristão e pai de um filho - Lucas Samuel. Foi criado nas regiões administrativas de Taguatinga e Ceilândia, atualmente reside no Paranoá desde 1997.
Rajão começou, começou sua vinculação com a politica no ano de 1999, quando exerceu a chefia de gabinete do ex deputado José Rajão, ex Deputado José Rajão.
Rajão contribuiu para a fundar os membros executivos de projetos socioculturais, como o Colégio Militar Dom Pedro II, Programa Bombeiro Mirim, Programa Bombeiro Amigo e Cão Guia de Cego.
Em 2002 participou de sua primeira eleição, concorrendo a uma vaga de Deputado Distrital pelo PSC, onde obtendo 2.882 votos. Ficando em primeiro na sua coligação, que não atingiu o coeficiente eleitoral.
Em 2003 fez parte da Executiva Regional do PRONA/DF.
No ano de 2008 com o intuito d aperfeiçoar seus conhecimento, realizou o curso de mestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos pela Universidade de Coimbra – Portugal.
Em 2014 ajudou a construir o Chapão Militar no PSDC – experiência que servi de embrião para a formação do ‘Chapão Militar Bolsonaro’.
Rajão com um conhecimento já extenso na politica foi convidado a refundar o partido UDN – UNIÃO PARA A DEFESA NACIONAL, exercendo a Presidência nacional deste partido em formação.
Já em 2016 fundou o FOCO DA REGIÃO – Fórum dos Conselhos de Representantes Comunitários do Distrito Federal e do Entorno (www.regiaoemfoco.net.br).
Agora em 2018 a convite se filiou ao PSL, possuindo a missão de desenvolver o ‘Chapão Militar Bolsonaro’ âmbito do DF.
Atualmente é especialista em segurança, empresário, radialista (Rádio Candango FM) e blogueiro (Jornal Galo de Briga).

Rajão começa a entrevista afirmando o seu compromisso serei Deputado Federal por apenas um mandato. Sou contra o instituto da reeleição. Sou contra a figura do político profissional. Sou a favor da alternância. Acho que 4 anos de mandato dá para fazer muita coisa. E serei um ardoroso defensor do  fim do instituto da reeleição”.

BOMBEIROS DF: RAJÃO, PORQUE CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL?
TENENTE RAJÃO: Hoje me apresento à Câmara Federal, pois nós Bombeiros e PMs do DF somos mantidos pela União, e a maior parte de nossa legislação é federal. Sei que na próxima legislatura será votada a ‘Reforma da Previdência dos Militares’. A pauta é tirar a Paridade e a Integralidade dos proventos dos Militares. Isso daria a margem, para daqui alguns anos, os proventos dos militares caírem para baixo do que chamamos de ‘teto do INSS’. Não podemos permitir que isso ocorra. Pois somos uma categoria que corre o risco de morte constantemente no exercício de nossas funções. Nossos militares ao fim da carreira, quase sempre, têm problemas psicológicos, ortopédicos e/ou cardíacos. Precisamos manter o nosso Regime Previdenciário diferenciado”.

BOMBEIROS DF: QUAL SERÁ A CARACTERÍSTICA DO DEPUTADO TENENTE RAJÃO?
TENENTE RAJÃO: “Meu cinto é vermelho, mas não serei o Deputado do segmento A ou B. Serei o representante de todos os segmentos, de todas as regiões e de todas as pessoas. Meu Pai quando comandante do CBMDF foi rotulado como o ‘Comandante dos Praças e para os Praças’. Eu tenho o mesmo perfil do meu Pai – o mandato será dedicado àqueles que mais precisam-, entretanto, desejo ser o representante do Soldado ao Coronel. Defenderei a manutenção e as conquistas de novos direitos, e ainda, lutarei por uma ampla reforma em nossas estruturas. Sou a favor de que o Soldado chegue até o posto de Coronel. Sou a favor de que o CBMDF e a PMDF exerçam um protagonismo em âmbito nacional – isso nos daria um crescimento institucional fantástico. Precisamos evoluir, por isso, defendo o progresso das Corporações e do Distrito Federal como o importante ente da Federação”.

BOMBEIROS DF: O QUE PRETENDE FAZER INSTITUCINALMENTE EM SEU POSSÍVEL MANDATO?
RAJÃO: Caso conquiste a vaga na Câmara dos Deputados, vou dedicar parte do meu mandato ao fortalecimento corporativo do CBMDF e da PMDF. Quero chegar ao fim do mandato com resultados positivos e com muitas conquistas institucionais.O meu gabinete será dividido em três: terei um chefe de gabinete do Bombeiro, outro da Polícia Militar e outro da Comunidade. Pretendo criar um trabalho de conscientização e de formação política nas corporações, para que possamos eleger sucessores em 2022 - pelo menos, dois Deputados Distritais do CBMDF e da PMDF, e um Deputado Federal de cada instituição. Precisamos evoluir institucionalmente”.

BOMBEIROS DF: O MOMENTO POLÍTICO É FAVORÁVEL AOS MILITARES?
RAJÃO: “Em parte sim. Vemos nas ruas civis pedirem a intervenção militar. As pessoas estão cansadas da política e da roubalheira que aí está instalada. Uma das maiores pautas é a Segurança Pública. A população quer mudança e veem em nós  Militares uma possibilidade de mudança”.

BOMBEIROS DF: ENTÃO É A HORA DOS MILITARES?
RAJÃO: “Acho perigoso falar isso... Até porque nós Militares tradicionalmente não militamos muito no meio político. Por isso precisamos aproveitar o momento nacional com organização e estratégia. O momento é de união e não de divisão”.

BOMBEIROS DF: OS MILITARES ESTÃO PREPARADOS PARA ESSE MOMENTO?
TENENTE RAJÃO: Precisamos evoluir. A divisão em período eleitoral não é boa. O Candidato Militar precisa dos votos da caserna e ainda ser potencializado na comunidade. Às vezes existem candidatos que não tem o apoio dos militares, mas tem na comunidade. Às vezes é o contrário. E às vezes, nem um e nem outro. É preciso chegar a um equilíbrio. E o eleitor militar precisa amadurecer também. Votar no amigo, pelo simples fato de ser amigo, poderá ter um alto preço no futuro, em função da falta de representatividade”.

BOMBEIROS DF: O QUE VENHA A SER O CHAPÃO MILITAR BOLSONARO?
TENENTE RAJÃO: Estamos montando um movimento nacional para que os candidatos Militares do Serviço Ativo venham sair pelo PSL, em todos os estados. Entretanto, sabemos que nem todos os Militares poderão estar no mesmo partido do Bolsonaro, por essa razão, criamos um site em que irá pontuar o militar candidato de acordo com o grau de vinculação ao Bolsonaro e de sua viabilidade. Serão adotados 10 critérios. Quem tiver curiosidade acesse: www.chapaobolsonaro.net.br .
BOMBEIROS DF: SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS.
TENENTE RAJÃO: “Sonho em poder contribuir para o DF e para a Segurança Pública nacionalmente. Possuo projetos inovadores para a Segurança. Defendo uma Política Nacional de Segurança Pública com a participação quadripartite – União, Estados, Municípios e Sociedade. Defendo, desde 2014, a criação do Ministério da Segurança Pública. Defendo a criação da Agência Nacional de Bombeiros. Defendo a criação da Polícia Federal de Fronteiras, Marítima e de Portos (uma espécie de Guarda Costeira americana). E outros Projetos que dependerão do Executivo Federal. Acho que posso contribuir institucionalmente, por isso, e por outros motivos, me coloco à disposição das Corporações, da População do DF e do meu Partido - PSL. Vamos juntos!!! Vamos à luta!!!”.


Postar um comentário

0 Comentários