Banner Acima Menu INTERNAS

MAJOR OLÍMPIO: “CONGRESSO ESTÁ ENGANANDO A POPULAÇÃO”


O Senador Major Olímpio disse que o Congresso está “enganando a população” em relação à tramitação da PEC que autoriza a prisão após condenação em segunda instância.
O Congresso está enganando a população não votando o projeto de lei da PEC da prisão em 2ª instância”, afirmou.
E acrescentou:
Dizer que só vai votar a PEC é saber que não será dada a resposta este ano à população!”.
CCJ da Câmara aprova proposta que permite prisão após condenação em 2ª instância
Na última quarta-feira (20), por 50 votos favoráveis e 12 contrários, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição que permite a prisão após a condenação em segunda instância (PEC 199/19).
A votação foi possível após a relatora da matéria, deputada Caroline de Toni (PSL-SC), considerar inadmissíveis outras duas propostas (PECs 410/18 e 411/18) que alteravam o artigo 5º da Constituição, relativo aos direitos e garantias fundamentais das pessoas.
O texto aprovado – de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) -– estabelece o trânsito em julgado da ação penal após o julgamento em segunda instância (nos tribunais de justiça dos estados e nos tribunais regionais federais).
Ou seja, conforme a proposta, a ação penal se encerra na segunda instância. Para recorrer aos tribunais superiores, os interessados deverão iniciar outra ação.
O que a PEC 199 propõe é a criação de outras ações autônomas de natureza rescisória que impugnariam a decisão já transitada em julgado, em razão de exaurimento das instâncias ordinárias”, explicou a relatora.
De acordo com de Toni, a  alteração permitiria a execução imediata das decisões condenatórias confirmadas em grau de recurso, seja pelos tribunais de justiça dos estados, seja pelos tribunais regionais federais.
Essas cortes promovem efetivamente a análise probatória, razão pela qual seu julgamento deve ser prestigiado”, completou.
Diante da aprovação da admissibilidade na CCJ, a PEC 199/19 será analisada agora em comissão especial antes de ser submetida a dois turnos de votação no Plenário da Câmara.
Fonte: Conexão Política

Postar um comentário

0 Comentários