SENADO DO TENNESSEE APROVA PROJETO DE LEI QUE PROÍBE ‘PASSAPORTE DE VACINAS’

Por Samuel Allegri
O Senado do Tennessee aprovou um projeto de lei que visa proibir os chamados “passaportes de vacina” em nível estadual.
A legislação também retiraria os poderes de saúde pública dos conselhos de saúde do condado.
O projeto, denominado  SB0858 / HB0575 , é patrocinado pela senadora estadual Janice Bowling e pelo deputado estadual John Ragan, ambos republicanos.
Se o projeto for aprovado na Câmara, vai depender do governador para sancioná-lo.
O governador republicano do Tennessee, Bill Lee, expressou sua desaprovação aos passaportes para vacinas no início deste mês no Twitter.
“Eu me oponho aos passaportes de vacinas. A vacina COVID-19 deve ser uma escolha pessoal de saúde, não uma exigência governamental ”, disse Lee.
“Estou apoiando a legislação que proíbe qualquer passaporte de vacina exigido pelo governo para proteger a privacidade das informações de saúde do Tennesseans e garantir que essa vacina continue sendo uma decisão pessoal e voluntária”, acrescentou.
A mudança ocorre depois que os governadores da Flórida e do Texas assinaram ordens executivas pelo mesmo motivo.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, emitiu uma ordem executiva ( pdf ) no início deste mês que proíbe as empresas de esperar "passaportes de vacina" de seus clientes.
“Hoje emiti uma ordem executiva proibindo o uso dos chamados passaportes de vacina COVID-19. O Legislativo está trabalhando para tornar essas proteções permanentes para os moradores da Flórida e estou ansioso para transformá-las em lei em breve ”, escreveu DeSantis no Twitter em 2 de abril.
Ele disse em uma entrevista coletiva recente: “É completamente inaceitável que o governo ou o setor privado imponham a você a exigência de que você mostre prova de vacina para simplesmente ser capaz de participar da sociedade normal.”
DeSantis, um republicano, disse que as pessoas não deveriam precisar mostrar prova de inoculação contra o vírus do PCC ( Partido Comunista Chinês ) para ir a um jogo, filme, parques temáticos ou outros eventos sociais.
“Você quer que a raposa guarde o galinheiro? Quero dizer, me dê um tempo ”, disse ele. “Eu entendo como algumas pessoas podem abraçar a ideia, e não estou dizendo que tudo é feito necessariamente para fins ruins, mas acho que no final das contas isso criaria problemas no estado.”
Logo depois, o governador do Texas,  Greg Abbott,  assinou uma ordem executiva proibindo a ideia polêmica.
“Todos os dias, os texanos voltam à normalidade à medida que mais pessoas tomam a vacina COVID. Na verdade, esta semana, o Texas ultrapassará 13 milhões de doses administradas ”,  disse Abbott em 6 de abril . “Essas injeções ajudam a retardar a propagação do COVID, reduzir as hospitalizações e reduzir as fatalidades.”
“Mas, como eu sempre disse, essas vacinas são sempre voluntárias e nunca forçadas. O governo não deve exigir que nenhum texano mostre prova de vacinação e revele informações de saúde privadas apenas para fazer suas vidas diárias ”, disse Abbott, um republicano.
A ex-conselheira de Clinton  Naomi Wolf  disse à Fox News em 28 de março que os passaportes de vacina COVID-19 obrigatórios seriam o “fim da liberdade humana no Ocidente se este plano se desenrolar como planejado”.
Fonte: The Epoch Times