Banner Acima Menu INTERNAS

A IMPRENSA NÃO PUBLICA OS FEITOS DO GOVERNO, CRITICA ALEXANDRE GARCIA

Por Edilson Slagueiro
Declaração do jornalista foi proferida durante o programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, exibido nesta quinta-feira, 30
O jornalista Alexandre Garcia concedeu entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, exibido nesta quinta-feira, 30. Durante a conversa, o ex-diretor de jornalismo da TV Globo em Brasília falou sobre CPI da Covid, fake news, liberdade de opinião, corrupção intelectual no jornalismo, dominação ideológica e mil dias de governo do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Fake news
“Precisamos saber o que é notícia falsa, antes de mais nada”, disse Garcia. “Opinião não é notícia falsa, porque não contraria os fatos. A liberdade de expressão está prevista na Constituição Federal, no Artigo 5º e no Artigo 220. Trata-se de uma garantia do Estado Democrático de Direito. Essa garantia não existia apenas na União Soviética, não existe em Cuba, na Venezuela e nos demais países com regimes totalitários.”
egundo o jornalista, as fake news são parte de uma narrativa para rotular as pessoas que contrariam pensamentos dogmáticos. “O totalitarismo funciona apenas com pensamento único”, observou. “Infelizmente, é isso que estamos vivendo agora. Em 50 anos de jornalismo mais 80 anos de vida, nunca vi uma situação como essa, em que se estabelece o que é falso e o que não é. Quem faz isso é um personagem de George Orwell, do livro 1984.”
Liberdade de expressão
Garcia argumenta que a ofensiva contra a liberdade de expressão é praticada por profissionais que deixaram de captar verbas públicas. “Alguns perderam a oportunidade de receber dinheiro fácil do governo federal por meio da Lei Rouanet, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da Petrobras e das empreiteiras”, disse. “Isso cessou. Há mil dias de abstinência, e essa abstinência faz roncar o estômago e as bocas. É desespero.”
De acordo com o comentarista, a imprensa tradicional trabalhou durante anos com factoides — informações falsas ou não comprovadas que se aceitam como verdadeiras em consequência de sua repetida divulgação. “Hoje em dia, graças às redes sociais, não se engole mais isso”, afirmou. “Agora, é possível conferir a fonte das matérias; não existe mais intermediários para a notícia.”
Opinião versus fato
Garcia explica que a corrupção intelectual no jornalismo brasileiro começou no início da década de 1990, nas universidades. “Tenho experiência própria disso, pelo que vi e ouvi”, revelou. “Professores diziam que estavam formando militantes ideológicos para combater o status quo opressor, não jornalistas isentos e neutros.”
Conforme diz o jornalista, antigamente os profissionais de comunicação demoravam dezenas de anos para emitir opinião, porque precisavam criar percepções claras dos fatos antes de começar a interpretá-los. “Hoje em dia, o sujeito entra nos jornais e sai dando opinião. Resultado disso é a perda de credibilidade, o patrimônio que sustenta o jornalismo”, criticou.
Dominação ideológica
Garcia afirma que o noticiário serve como instrumento de dominação ideológica, porque enganosamente incute na cabeça dos cidadãos a ideia de neutralidade. “Os jornalistas dizem ser isentos e neutros, mas minam os fatos”, asseverou. “Outro dia, um comandante militar do Planalto me disse que não se ganha mais guerra com fuzil, mas com a conquista das mentes. E a conquista das mentes acontece por meio das informações.”
Leia também: “Depois de ser demitido, Alexandre Garcia supera a CNN Brasil em número de inscritos no YouTube”
O comentarista político defende que a correção de rota no jornalismo deve ser protagonizada pelas universidades. “Já que o problema começou nas faculdades, talvez sejam elas próprias que precisam puxar as rédeas”, observou. “As universidades precisam avaliar se não estão acabando com a credibilidade do jornalismo, se não estão traindo a confiança das pessoas.”
Mil dias de governo Bolsonaro
“As pessoas dizem que o presidente precisa se comunicar mais com a população, mas ele já está fazendo isso”, disse Garcia. “O problema é que as coisas feitas pelo governo federal não são publicadas. Por que antes eram noticiadas? Pergunte isso aos donos de jornais. O Brasil está ampliando sua malha ferroviária, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas está asfaltando aos montes, os portos estão sendo melhorados.”
Segundo o jornalista, o cessamento da corrupção possibilitou o crescimento do país. “Em agosto, registramos recorde de arrecadação federal”, exemplificou. “O Fundo Monetário Internacional [FMI] informou que sofreríamos uma debacle de 9% no Produto Interno Bruto [PIB], mas caímos apenas metade disso. Comparem o que está acontecendo no Brasil com o que está ocorrendo na Europa. Depois, vejam se aqui a administração não é melhor.”
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI 

Postar um comentário

0 Comentários