VENEZUELA FINANCIOU LULA, DIZ EX-CHEFE DE INTELIGÊNCIA DE HUGO CHÁVEZ

Por Leonarodo Trielli
Em investigação da Justiça espanhola, Hugo "El Pollo" Carvajal revela esquema para irrigar partidos de esquerda no mundo e cita ex-presidiário Lula como um dos beneficiários
Uma investigação que corre na Justiça espanhola descobriu que o partido de esquerda Podemos recebeu dinheiro ilegal da Venezuela e do Irã.
As descobertas sobre a Venezuela estão sendo corroboradas por depoimentos do ex-chefe de inteligência de Hugo Chávez e ex-ministro de Relações Exteriores da ditadura bolivariana, Hugo “El Pollo” Carvajal (foto) que não só confessou o esquema mas também enviou provas documentais ao juiz responsável pelo processo.
Em um dos trechos da carta-depoimento na qual confessa o financiamento ilegal, Carvajal cita nominallmente o ex-presidente brasileiro e ex-presidiário Lula, como um dos beneficiários do esquema de irrigação de dinheiro em partidos de esquerda internacionais.
“O governo venezuelano financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda no mundo por pelo menos 15 anos, entre eles financiou a criação do partido político espanhol Podemos”, escreveu Carvajal.
“Enquanto era diretor da Inteligência e Contra-Inteligência Militar na Venezuela, recebi um grande número de relatórios indicando que este financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos específicos são: Néstor Kirchner na Argentina, Evo Morales na Bolívia, Lula Da Silva no Brasil, Fernando Lugo no Paraguai, Ollanta Humala no Peru, Zelaya em Honduras, Gustavo Petro na Colômbia, Movimento Cinco Estrelas na Itália e Podemos na Espanha.”
No Brasil, as revelações de Carvajal estão longe de causar espanto. A esposa de João Santana, Mônica Moura, contou aos investigadores da Operação Lava Jato que teria recebido US$ 10 milhões em espécie pelas mãos do então chanceler venezuelano Nicolás Maduro, que assumiu a cadeira de ditador após a morte de Chávez.
Com informações de Ok Diário
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI