Banner Acima Menu INTERNAS

Nova usina nuclear brasileira inicia operações em 2031

O governo federal planeja a construção de uma nova usina nuclear no país, com início de operação para 2031. É o que informa consulta pública feita pelo Ministério de Minas e Energia, divulgada na segunda-feira 24.
Sem indicar o local da construção da usina nuclear, o Poder Executivo informou que a unidade pode ficar no Sudeste ou no Centro-Oeste do país. Espera-se que mais detalhes sejam publicados em breve pelas autoridades.
“Os atributos de confiabilidade de geração, elevado fator de capacidade e livre de emissões de gases causadores de efeito estufa concretizam essa tecnologia como opção na matriz elétrica brasileira”, ressalta trecho do plano da pasta.
Com duas usinas (Angra 1 e 2, em Angra dos Reis-RJ), a matriz responde hoje por menos de 3% de toda a energia gerada no país. A previsão oficial é que a nova usina nuclear tenha capacidade de gerar 1 gigawatt (GW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.
O governo federal sustenta que o país é privilegiado também na oferta de urânio, combustível necessário para as usinas nucleares, e domina toda a tecnologia do ciclo, desde a mineração até a montagem da usina.
Fonte: Revista Oeste 
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram! 
Leia também: Pandemia está trazendo de volta a segregação entre pais e filhos

Postar um comentário

0 Comentários