Banner Acima Menu INTERNAS

Sombra da censura está de volta: Alemanha quer banir Telegram

Por Hélio Costa Jr.
“Uma paralisação seria grave e, claramente, um último recurso. Todas as outras opções devem ser esgotadas primeiro”, afirmou Faeser.
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, afirmou em entrevista que a Alemanha pode banir o Telegram do país, aplicativo de mensagem que vem sendo alternativa para compartilhar informações censuradas pelo governo e grandes empresas de tecnologia, como o Facebook e o Google.
Em reportagem do jornal alemão Die Welt, a ministra sugere que o governo tomará medidas cabíveis para censurar o fluxo livre de informações no Telegram, ambiente que também tem sido utilizado para organizar protestos contra a vacinação em massa. “Não podemos descartar isso”, respondeu a ministra, quando questionada se a plataforma será alvo de censura.
“Uma paralisação seria grave e, claramente, um último recurso. Todas as outras opções devem ser esgotadas primeiro”, afirmou Faeser. A ministra também disse que embora não esteja claro qual ação legal será necessária para censurar a plataforma, o governo alemão está trabalhando em conjunto com a União Europeia sobre uma possível regulamentação.
O jornal Epoch Times observou que na Alemanha, “o Telegram tem sido usado como centro de comunicação para o movimento de protestos contra as medidas estabelecidas para combater o vírus". Medida similar à que pretende tomar a Alemanha já foi implementada pela China, Rússia e Paquistão, países onde violência contra civis é comum.
O Telegram tem servido de meio alternativo aos aplicativos das Big Techs, principalmente após a atualização das políticas de uso e privacidade do WhatsApp, fato que motivou a migração de milhares de usuários de uma plataforma para a outra, preocupados com a segurança de seus dados.
O bloqueio total promovido pelas Big Techs contra Donald Trump também foi responsável pela migração de usuários. O fundador do Telegram, Pavel Durov, alertou que as pessoas estão “sendo reféns de monopólios de tecnologia”.
Fonte: Brasil Sem Medo
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram! 

Postar um comentário

0 Comentários