Banner Acima Menu INTERNAS

Censura ou Regulação pode fazer rede sociais abandonarem o Brasil

O tema da "regulação" das redes sociais, com a intenção de combater as Fake News através de medidas restritivas e de Censura, é um tema que vem sendo discutido em vários países. No entanto, esta abordagem pode acabar prejudicando a todos, especialmente os usuários. 
No Brasil, alguns veículos de comunicação apoiam esta "guerra” liderada por políticos e magistrados autoritários contra as big techs, acreditando que vão lucrar muito com isso. 
Eles se enganam, pois em países onde as autoridades restringiram excessivamente as operações destas empresas, estas simplesmente fecham espaços para notícias, não permitindo nem mesmo links de conteúdos jornalísticos. Isso acaba prejudicando o direito à informação dos usuários. O PL tem como relator o Deputado, Orlando Silva, do Partido Comunista do Brasl.
Um exemplo disso ocorreu na Austrália, onde links de notícias passaram a ser impublicáveis no Facebook. Ao invés de pagar aos veículos australianos, o Facebook preferiu barrá-los. 
No Canadá, o Google também realizou um teste em que bloqueou os sites de notícias na busca, o que gerou desgaste e afastou novos investimentos no país, segundo fontes próximas ao caso. 
Mesmo nos EUA, onde a liberdade de expressão é protegida, as big techs têm banido "indesejáveis" - notícias ou usuários.
Com informações do Diário do Poder

Postar um comentário

0 Comentários