Em live semanal, Lula minimiza acordos com centrão e diz que não é a política do "é dando que se recebe"

Por Rhuan C. Soleti
“A minha relação com o Congresso é a melhor possível. E eu não vou fazer simplesmente a política do ‘é dando que se recebe’, como alguns pensam. Vou fazer um acordo político de governabilidade para o país"
O atual ocupante da presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que vai fazer mudanças nos ministérios para conseguir fechar um acordo político no Congresso e garantir sua governabilidade. O petista, que está negociando as patas com o Centrão para garantir a aprovação de projetos, disse que não está fazendo nem fará uma política do "é dando que se recebe". A declaração foi dada nesta terça-feira (1) na live semanal Conversa com o presidente.
Lula disse que irá conversar com presidentes de partidos agora que as atividades do Congresso foram retomadas.
“A minha relação com o Congresso é a melhor possível. E eu não vou fazer simplesmente a política do ‘é dando que se recebe’, como alguns pensam. Vou fazer um acordo político de governabilidade para o país. Tenho que governar até 31 de dezembro de 2026. Quero entregar o país pronto, crescendo, com o povo ganhando mais”, disse.
Os deputados André Fufuca (MA), líder do PP na Câmara, e Silvio Costa Filho (PE), do Republicanos, irão assumir os ministérios, segundo informações, e esses partidos já informaram estar de olho no Desenvolvimento e Assistência Social, que tem o Bolsa Família etc. Sem abrir mão do maior programa social dos governos do partido, o PT deve negociar outras possibilidades.
“Tenho consciência de que, agora que voltaram de férias, vou chamar os partidos outra vez para conversar e tentar estabelecer uma definição do que eu quero propor a eles”, disse.
O petista afirmou que as conversas que tem tido com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), indicam que senadores e deputados poderão ter boa vontade com o governo, mas votará as propostas “no tempo do Congresso”.
“Estou convencido, pelas conversas que tenho tido até com Lira e Pacheco, que as coisas vão ser votadas naturalmente de acordo com o tempo do Congresso. Não é de acordo com o meu tempo, é de acordo com o tempo dele”, disse.
Lula reclamou que jornalistas especulam sobre a reforma ministerial muitas vezes sem ter informação correta, mais uma vez:
“Eu vejo noticiário todos os dias, e eu vejo que as pessoas falam que eu fiz o que eu não fiz. As pessoas inventam conversa que não teve, dizem que foi segundo fontes, pessoas ao redor do Lula. Se não tem informação, diga que não tem”, disse.